Gestão do desempenho integrando Balanced Scorecard e FMEA: uma aplicação no laboratório de gestão

Autores

  • Sheila Serafim da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Ualison Rebula de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0013

Palavras-chave:

BSC, FMEA, Avaliação de Desempenho, Laboratório de Gestão.

Resumo

O uso de indicadores para mensurar o desempenho é de grande importância nas organizações. Diversos estudos (ZOUAIN & SILVEIRA, 2006; FREIRE et al., 2007; FRAGA & SILVA, 2010; ANDRADE & FRAZÃO, 2011) propõem a avaliação de desempenho em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Todavia, este estudo propõe uma aplicação num laboratório de gestão, que consiste num programa integrado de educação e produção científica. O estudo tem como objetivo descrever uma proposta de integração da técnica de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC) e o Método de Análise de Efeitos e Falhas (FMEA). O estudo realizou uma revisão conceitual de BSC, FMEA e laboratório de gestão. O estudo de natureza exploratória teve os dados coletados por meio de pesquisa documental no programa analisado. Como resultados, pode-se destacar a importância de se realizar a avaliação de desempenho de programas e grupos de pesquisa como o laboratório de gestão. Como resultados mais interessantes, pode-se destacar a capacidade da análise integrada promover os alvos de melhorias. A análise combinada BSC/FMEA sinalizou que os indicadores “atividades de extensão” e “publicação de pesquisas” apresentaram problemas no caso analisado, enquanto os indicadores “captação de recursos” e “captação de bolsas” corresponderam às expectativas do laboratório. Embora a produção de pesquisas atenda às metas do laboratório, em geral, estas não são revisadas e publicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Serafim da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Administração (UFF - PPGA), Graduada em Administração pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professora substituta no ICHS (UFF), tutora a distância do Curso de Administração Pública no Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e do Curso de Especialização em Gestão Pública dos Servidores da UFF. Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Multi-Aplicações em Gestão (LAMAG) e atividades de orientação de trabalhos finais nos cursos de graduação e especialização da UFF.

Ualison Rebula de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Pós Doutorando em Engenharia de Produção pela UNESP, com pesquisas na área de Logística e Suprimentos, Doutor em Engenharia pela UNESP, Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade pela UFF e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Lavras e em Gestão de Pessoas pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Engenharia e em Administração de Empresas, possui 15 anos de experiência profissional adquirida em organização de grande porte. É professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas e orientando pesquisas na área Financeira em cursos de graduação e administração da produção, manufatura enxuta e logística na pós-graduação. Possui experiência como coordenador de cursos de graduação e especialização, além de atuar como docente há quase quinze anos. No ano de 2009 teve sua Tese de Doutorado premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) como uma das melhores Teses de Doutorado em Engenharia de Produção de todo o Brasil. Desde 2010 é coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Desde 2011 é Líder do Grupo de Pesquisa FINANMPEG, cujo objetivo principal é pesquisar finanças nas Micro, Pequenas e Grandes Empresas. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense, Campus Volta Redonda (PPGA) e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense, Campus de Niterói (LATEC), possuindo interesse em pesquisas sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeia de Suprimentos.

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Murilo Alvarenga Oliveira - Graduado em Administração (UFRRJ), Mestrado em Administração (PPGEN-UFRRJ), Doutor em Administração pelo PPGA FEA USP. Atualmente atua nas Linhas de Pesquisa: Estratégia, Tecnologia e Inovação, Laboratório de Gestão, Simuladores Organizacionais, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Participa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e no Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da UFRRJ como professor e orientador no programa. É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisa de Iniciação Científica e Mestrado. E participa como pesquisador no grupo de pesquisa SIMULAB- FEA-USP na área de Laboratório de Gestão, Jogos de Empresas e Simuladores Organizacionais. Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, administração, marketing e processo decisório, gestão da inovação.

Downloads

Publicado

2014-11-15