Além do modelo 3C em plataformas de colaboração: o caso da montadora local motors
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0003Palavras-chave:
Colaboração, Interatividade, Modelo 3CResumo
Além do modelo 3C em plataformas de colaboração: o caso da montadora Local Motors Enquanto da web surgiu a sociedade da informação, da web 2.0, com suas aplicações online, plataformas e mídias, vem surgindo a sociedade da colaboração, que tem como diferenciais interatividade e participação. Na década de 1990, o modelo 3C conceituou colaboração como sendo formada pelas dimensões comunicação, coordenação e cooperação. Entretanto, ao se utilizar esse modelo para guiar o desenvolvimento de plataformas colaborativas atuais, tão sociais e interativas, surgiu o seguinte questionamento: ao se analisar o intuito das funcionalidades disponibilizadas pelas plataformas colaborativas atuais é possível visualizar algo além do modelo 3C? Neste novo contexto sócio-histórico, a interatividade informática criou uma nova modalidade comunicacional onde a mensagem é modificável, na medida em que responde às solicitações daquele que a consulta, explora e manipula; o emissor constrói uma rede (e não um caminho único) de territórios a explorar; e o receptor manipula a mensagem como coautor, verdadeiro conceptor, reforçando o sentido de participação, intervenção, bidirecionalidade e multiplicidade de conexões. Em termos metodológicos, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, a partir da análise das ferramentas disponíveis na plataforma de co-criação da Local Motors, que foi o caso estudado. Utilizando um método semelhante ao Delphi, a intenção de cada funcionalidade foi analisada por seis especialistas, num processo de seleção e classificação que ocorreu em quatro etapas: com um perfil público na plataforma foram identificadas as funcionalidades disponíveis; depois, de forma independente, houve a classificação das funcionalidades extraídas; em seguida, onde houve divergência foram buscados consensos; e, por fim, a lista final foi construída. Com a ajuda de casos de uso foram identificadas 11 funcionalidades. Como funcionalidades com a intenção de Coordenação foram identificadas as funcionalidades visualizar, criar e seguir. Com a intenção de Cooperação a funcionalidade denunciar. Com a intenção de Comunicação as funcionalidades votar e adicionar tópicos de discussão. Com a intenção de aumentar a Interatividade as funcionalidades de comentar, responder, compartilhar nas redes sociais, contribuir e participar de um desafio. Pôde-se concluir que, no presente caso, ao se analisar o intuito das funcionalidades disponibilizadas pelas plataformas colaborativas atuais é possível visualizar algo além do modelo 3C, a interatividade. No contexto do estudo de caso analisado, não parece ser possível descrever as ações realizadas dentro de ambientes colaborativos no contexto da web 2.0 sem este importante elemento.Downloads
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