A prototipação evolucionária no desenvolvimento de sistemas para avaliação de competências: o caso do sistema Avalanche

Autores

  • João Gratuliano Glasner de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Jairo Simião Dornelas Universidade Federal de Pernambuco
  • Américo Nobre Gonçalves Ferreira Amorim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0006

Palavras-chave:

Gestão de Competências, Prototipação, Metodologias Ageis

Resumo

O processo de avaliação de gerentes, líderes formais, introduz respostas tendenciosas quando realizado de forma aberta e atrelado aos sistemas de recompensa. Os gerentes necessitam avaliar suas competências de forma confidencial visando o comprometimento interno com o desenvolvimento de suas competências pessoais para serem efetivos na realização dos objetivos individuais, da equipe e organizacionais. Neste sentido, esta pesquisa propõe, implementa e avalia um sistema de informações baseado na web para avaliação de competências gerenciais, o AVALANCHE, cujo desenvolvimento foi realizado usando o método da prototipação evolucionária. A pesquisa buscou revelar as implicações da utilização de tal sistema de informações em um processo de desenvolvimento gerencial em uma organização. O modelo de competências utilizado foi o arcabouço de valores concorrentes, AVC, por sua solidez, visão sistêmica e reconhecida utilização nos ambientes organizacionais. A avaliação do sistema, a parte aplicada da pesquisa, ocorreu por meio de um estudo de caso usando o sistema desenvolvido. Os resultados alcançados ilustram a facilidade de uso, rapidez na realização das avaliações e na obtenção dos resultados, bem como a confidencialidade e a aplicabilidade do sistema em programas de desenvolvimento gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gratuliano Glasner de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: competências gerenciais, desenvolvimento gerencial, aprendizagem organizacional, pensamento sistêmico, modelagem e simulação de negócios.

Jairo Simião Dornelas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Informática pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), Graduação em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-Doutorado na HEC-Montreal (2007). Atualmente sou membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco, já tendo sido Coordenador de Curso de Graduação e de Pós-Graduação e Chefe de Departamento Acadêmico. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: apoio à decisão, estratégia de tecnologia da informação, groupware e tecnologias colaborativas, efeitos organizacionais das redes de computadores, inteligência social e de empresas.

Américo Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

É Diretor Executivo da Daccord. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, tem experiência em gestão de empresas de entretenimento e tecnologia Sua produção acadêmica enfoca áreas como comércio eletrônico, produtos virtuais e exportação de software, tendo publicado livros e artigos premiados internacionalmente.

Downloads

Publicado

2013-02-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)