Proposta de um Data Mart para avaliação de empresas usuárias do Twitter através das mensagens postadas pelos clientes

Autores

  • Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ronnie Edson de Souza Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ellen Polliana Ramos de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge da Silva Correia Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Jairo Simião Dornelas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0008

Palavras-chave:

Data Mart, Redes Sociais, Clientes, Empresas, Twitter

Resumo

Oferecendo o serviço de microblogging, em pouco tempo, o Twitter se tornou uma das redes sociais mais populares no Brasil, e atualmente empresas também passaram a utilizá-lo para divulgação de produtos e promoções. Os usuários do Twitter, por sua vez, externalizam a qualidade dos produtos e serviços recebidos através de tweets. Este artigo apresenta um Data Mart para análise de reputação das empresas usuárias do Twitter, com o objetivo de fornecer subsídios para a tomada de decisão de futuros consumidores e fornecedores, além de elementos para definição de estratégias competitivas dessas empresas em relação aos seus concorrentes de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Durante 3 anos pesquisou questões referentes a área de Informática na Educação e atualmente realiza estudos com Redes Sociais e Sistemas de Recomendação. Durante 6 meses foi bolsista CNPQ ATP-2 e desenvolveu jogos digitais no projeto Museu de Oceanografia da UAST. Além disso é aluno voluntário do Projeto GenNet atuando no desenvolvimento de uma rede social colaborativa de suporte à saúde.

Ronnie Edson de Souza Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Por dois anos, bolsista de extensão do DEINFO/UFRPE trabalhando no processo de construção de uma rede social colaborativa de apoio à saúde. Tem experiência em pesquisas na área de Informática na Educação e atualmente desenvolve estudos envolvendo Engenharia de Software Baseada em Evidências.

Ellen Polliana Ramos de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do curso de pós-graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (2008). Bolsista do curso Seqüencial de Formação Complementar em Teste de Software oferecido pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Motorola (2004). Foi Analista de Desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Unidade Acadêmica de Serra Talhada, lecionando disciplinas de Engenharia de Software, Teste de Software, Gerencia de Projetos de Software, Programação Orientada a Objetos e Sistemas de Apoio à Decisão.

Jorge da Silva Correia Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), especialização em Docência do Ensino Superior pela FADEPE (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é doutorando pelo PROPAD-UFPE e Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas de informação e redes sociais. Tem experiência profissional nas áreas de Informática e Administração, e docente em sistemas de informações, economia, administração geral e logística. Foi coordenador do curso de bacharelado em Administração Pública a distância pela UAB-UFRPE.

Jairo Simião Dornelas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Informática pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), Graduação em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-Doutorado na HEC-Montreal (2007). Atualmente sou membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco, já tendo sido Coordenador de Curso de Graduação e de Pós-Graduação e Chefe de Departamento Acadêmico. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: apoio à decisão, estratégia de tecnologia da informação, groupware e tecnologias colaborativas, efeitos organizacionais das redes de computadores, inteligência social e de empresas.

Downloads

Publicado

2013-02-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)