Características e competências empreendedoras de gestores das agências e operadoras de turismo em Caruaru-PE

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal da Paraíba
  • Jessica Rani Ferreira de Sousa Universidade Federal de Pernambuco
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Matos de Moura Almeida Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0013

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Turismo, Perfil Empreendedor, Competências Empreendedoras

Resumo

Vários estudos tentaram identificar as principais características e competências dos empreendedores de sucesso. Não há, contudo, conformidade na identificação de um perfil exato que defina o empreendedor. No que se refere à fase de identificação e avaliação de oportunidades do processo de empreender, nota-se o turismo como oportunidade de mercado em evidência. As definições mais atuais sobre empreendedorismo ressaltam o conceito de inovação. Além disso, o processo de empreender envolve a análise e o reconhecimento de oportunidades. O objetivo geral desta pesquisa foi de identificar as características e competências empreendedoras dos gestores das agências e operadoras de turismo no município de Caruaru. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório-descritivo, que constrói uma relação entre turismo e empreendedorismo. O artigo abordou o Processo de Destruição Criativa descrito por Shumpeter e a natureza do empreendedorismo, os conceitos a ele associados e algumas de suas respectivas definições, além da relação entre empreendedorismo e desenvolvimento econômico, bem como aos entraves ainda encontrados para a iniciativa empreendedora no Brasil. Foi utilizado a análise de discurso e de conteúdo para o tratamento dos dados, tentando enquadrar os gestores em perfil empreendedor baseado na definição da necessidade de realização proposta por McClelland. Também foram utilizadas várias dimensões de diferenciação entre gestão e empreendedorismo com a finalidade de apontar as características e competências empreendedoras presentes nos gestores entrevistados. Concluímos que o turismo é uma das áreas ainda pouco exploradas que podem oferecer alto nível de escalabilidade. Além disso, gestores que se interessem pela área e enquadram-se no perfil empreendedor aqui analisado provavelmente terão recompensas imateriais capazes de garantir alto nível de motivação e satisfação no trabalho.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal da Paraíba. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, pedagogia e educação a distância.

Jessica Rani Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco/ Centro Acadêmico do Agreste (2014). Láurea na turma de Administração 2014.1 da UFPE/CAA. Atualmente cursa Mestrado em Administração pela UFPE na linha de pesquisa Organizações, Cultura e Sociedade.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), com doutorado-sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Sloan School of Management (Cambridge, EUA). Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), com doutorado-sanduíche pela Boston University (BU), School of Management (Boston, EUA). Bolsista Fulbright durante o período do estágio doutoral nos EUA. Mestrado em Administração (PROPAD/UFPE) e Mestrado em Engenharia de Produção (PPGEP/UFPE). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professor de Marketing da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, emoções, atitudes, marca, atmosfera de varejo, consumo consciente ambientalmente, análise multivariada de dados e designs experimentais em comportamento do consumidor.

Fernanda Matos de Moura Almeida, Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School. Possui graduação em Ciências Contábeis - FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA (2004) e pós-graduação em Estratégia Empresarial pela FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ (2006). É professora das Faculdades Doctum para os cursos de graduação e pós-graduação, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis na Doctum Iúna, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó - FACEC e atuou como Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Foi coordenadora do Núcleo de Área Gerencial da Rede Doctum, tem experiência com NDE e CPA, é avaliadora do Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape Business School, e dos congressos SEGET e CASI . É sócia de escritório de contabilidade - LEEF CONT Assessoria e Consultoria Contábil em Iúna, Delegada do Conselho Regional de Contabilidade-ES em Iúna, Irupi, Ibatiba e Ibitirama - eleita em 2012. Foi Agente de Orientação Empresarial - Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE-ES. É Contadora concursada da Prefeitura Municipal de Ibatiba - novembro de 2012.

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Publicado

2014-01-31