Vantagem competitiva sob a luz da teoria RBV: uma análise no pólo de confecções de Pernambuco

Autores

  • Valmir Fernandes de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • José Cícero Castro Universidade Federal de Pernambuco
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0007

Palavras-chave:

Pólo de Confecções, Vantagem Competitiva, Resourced-Based View.

Resumo

A região do Pólo de Confecções do Agreste de Pernambuco conta com milhares de unidades produtivas formais e informais. Embora algumas destas unidades apresentem um desempenho superior no mercado, este desempenho ainda não é compreendido, ou seja, a forma como estas obtém vantagem competitiva não é explicada por teorias do contexto organizacional. A importância de se estudar o fenômeno da vantagem competitiva nas empresas da região se dá pela alta competitividade que o setor possui, nos números de produção e vendas e no conjunto de recursos possuídos pelas empresas. A fim de identificar a vantagem competitiva e suas fontes, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações competitivas nas empresas estudadas no Pólo de Confecção do Agreste de Pernambuco de acordo com os pressupostos da RBV. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, bem como aplicação de questionário. O trabalho conduziu aos resultados de que as empresas possuem um conjunto de recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e que a organização explora. Alguns dos recursos considerados estratégicos e identificados pela pesquisa foram: o software de frente de caixa (Empresa A), o valor da marca (Empresa B), o marketing digital (Empresa D) e o software de criação (Empresa E). Enquanto que na Empresa B todos os recursos foram considerados estratégicos. Isso implicou em uma vantagem competitiva temporária, paridade competitiva e desvantagem competitiva para as empresas pesquisadas, sendo que nenhuma delas alcançou vantagem competitiva sustentável, o ideal.

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Biografia do Autor

Valmir Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração 

José Cícero Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Possuo graduação em Administração pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2007), especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2008) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (2013). Atualmente sou professor da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Centro Acadêmico do Agreste - CAA / NG. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações e Redes de Suprimentos. Apresento interesse de pesquisas nas seguintes aréas: FINANÇAS - Mercado de Capitais, Análise de Investimentos e Relações com Investidores, Regulação e Normatização no Mercado de Capitais, O Papel das Instituições e Órgãos Reguladores no Mercado de Capitais, Educação Financeira, Finanças Internacionais. ESTRATÉGIA E REDES ORGANIZACIONAIS - Relações Interorganizacionais em diferentes perspectivas de estudo tanto na esfera pública quanto privada, Estratégia da Firma em diferentes perspectivas e abordagens.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. Tem experiência de coordenação de curso de graduação e pós-graduação (lato sensu). É revisor e possui artigos publicados (e aceitos para publicação) em periódicos (e congressos) internacionais e nacionais, tais como: RAC (A2), RAUSP (A2), RBGN (A2), RBTUR (A2), Cadernos EBAPE.BR (A2), O&S (A2), Computers in Human Behavior (A2), REGE-USP (B1), REMARK (B1), READ (B1), Gestão & Produção (B1), entre outros. Possui projetos de pesquisa com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, consumo sustentável, estratégia de marketing e sustentabilidade, pesquisa transformativa do consumidor, consumidor e destinação turística, atmosfera de varejo, designs experimentais e análise multivariada de dados. E-mail: marconi.fcosta@ufpe.br 

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Publicado

2017-09-14