Vantagem competitiva sob a luz da teoria RBV: uma análise no pólo de confecções de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.002.0007Palavras-chave:
Pólo de Confecções, Vantagem Competitiva, Resourced-Based View.Resumo
A região do Pólo de Confecções do Agreste de Pernambuco conta com milhares de unidades produtivas formais e informais. Embora algumas destas unidades apresentem um desempenho superior no mercado, este desempenho ainda não é compreendido, ou seja, a forma como estas obtém vantagem competitiva não é explicada por teorias do contexto organizacional. A importância de se estudar o fenômeno da vantagem competitiva nas empresas da região se dá pela alta competitividade que o setor possui, nos números de produção e vendas e no conjunto de recursos possuídos pelas empresas. A fim de identificar a vantagem competitiva e suas fontes, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações competitivas nas empresas estudadas no Pólo de Confecção do Agreste de Pernambuco de acordo com os pressupostos da RBV. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, bem como aplicação de questionário. O trabalho conduziu aos resultados de que as empresas possuem um conjunto de recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e que a organização explora. Alguns dos recursos considerados estratégicos e identificados pela pesquisa foram: o software de frente de caixa (Empresa A), o valor da marca (Empresa B), o marketing digital (Empresa D) e o software de criação (Empresa E). Enquanto que na Empresa B todos os recursos foram considerados estratégicos. Isso implicou em uma vantagem competitiva temporária, paridade competitiva e desvantagem competitiva para as empresas pesquisadas, sendo que nenhuma delas alcançou vantagem competitiva sustentável, o ideal.
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