O clima organizacional e a saúde dos colaboradores em educação em uma escola estadual pernambucana

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Matos de Moura Almeida Faculdades Doctum
  • Camila Tayná Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Jordana Soares de Lira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0004

Palavras-chave:

Clima Organizacional, Satisfação dos Colaboradores, Saúde

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado sobre o clima organizacional na escola Estadual Maria Auxiliadora Liberato. O objetivo constitui-se em analisar o clima atual da organização, o grau de satisfação dos colaboradores e as relações destes fatores com a saúde dos mesmos. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi um estudo de caso aplicado à instituição, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, distribuídos ao corpo docente e a todos os funcionários de todos os níveis hierárquicos daquela instituição, utilizando a população total para análise de dados. Percebe-se que a organização possui uma liderança bastante participativa e que a mesma é reconhecida por todos os membros da instituição. Ficou também constatado que os colaboradores em sua maioria se identificam com a organização e sentem prazer por trabalhar nela. Entretanto, verificou-se também, que problemas relacionados à saúde estavam ligados a algumas variáveis que apresentaram menores níveis de satisfação (insatisfação) de acordo com os respondentes.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal da Paraíba, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão, pedagogia e educação a distância.

Fernanda Matos de Moura Almeida, Faculdades Doctum

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School. Possui graduação em Ciências Contábeis - FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA (2004) e pós-graduação em Estratégia Empresarial pela FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ (2006). É professora das Faculdades Doctum para os cursos de graduação e pós-graduação, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis na Doctum Iúna, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó - FACEC e atuou como Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Foi coordenadora do Núcleo de Área Gerencial da Rede Doctum, tem experiência com NDE e CPA, é avaliadora do Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape Business School, e dos congressos SEGET e CASI . É sócia de escritório de contabilidade - LEEF CONT Assessoria e Consultoria Contábil em Iúna, Delegada do Conselho Regional de Contabilidade-ES em Iúna, Irupi, Ibatiba e Ibitirama - eleita em 2012. Foi Agente de Orientação Empresarial - Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE-ES. É Contadora concursada da Prefeitura Municipal de Ibatiba - novembro de 2012.

Camila Tayná Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Administradora pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru - UFPE-CAA. Atua profissionalmente como bolsista do CNPq e trabalha em parceria com o Sebrae, como Agente Local de Inovação em Pernambuco, na região do Agreste Setentrional. Pesquisadora na área de Gestão de Projetos, Inovação, Comportamento do Consumidor e Ambiente e Gestão Organizacional. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Inovação, gestão, gestão de projetos, gestão de cronogramas, métodos quantitativos e qualitativos, comportamento do consumidor, emoções, atitudes e suvenires.

Jordana Soares de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Experiência na área de Administração, em educação de adultos e adolescentes, tutoria no curso técnico em Administração de PE. Jordanaslira@hotmail.com

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Publicado

2014-11-15