Vantagem competitiva das empresas: qual a influência da inovação verde?
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0007Palavras-chave:
Inovação Verde, Sustentabilidade, Vantagem CompetitivaResumo
Nas últimas décadas, o aumento da concorrência, devido à entrada de novas organizações no país e o maior nível de exigência dos consumidores, faz com que as empresas busquem novas formas de satisfazer os clientes, atendendo suas necessidades com qualidade a fim de alcançar a sobrevivência dos negócios. Assim, a questão ambiental e a busca de competitividade passam a serem questões problematizadas na sociedade, nas instituições e por esse estudo. O objetivo principal desse trabalho é identificar se a inovação verde influencia positivamente a vantagem competitiva das empresas. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o modelo de Chen, Lai e Wen (2006), referente à Inovação Verde, dividindo-a em Inovação do Produto Verde e Inovação do Processo Verde, e Vantagem Competitiva. Os resultados alcançados mostram que as empresas consideram que a Inovação do Processo Verde é o construto que mais impacta na Vantagem Competitiva. Considerando as médias obtidas com as respostas dos questionários, o construto Inovação do Produto Verde alcançou a maior média, seguido da Inovação de Processo Verde e da Vantagem Competitiva. De forma geral, os respondentes da pesquisa mostraram-se preocupados com a questão ambiental, tanto no desenvolvimento de produtos como no processo de operação, e estão voltados para a busca de vantagem competitiva através de práticas ambientais responsáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.