Vantagem competitiva das empresas: qual a influência da inovação verde?

Autores

  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0007

Palavras-chave:

Inovação Verde, Sustentabilidade, Vantagem Competitiva

Resumo

Nas últimas décadas, o aumento da concorrência, devido à entrada de novas organizações no país e o maior nível de exigência dos consumidores, faz com que as empresas busquem novas formas de satisfazer os clientes, atendendo suas necessidades com qualidade a fim de alcançar a sobrevivência dos negócios. Assim, a questão ambiental e a busca de competitividade passam a serem questões problematizadas na sociedade, nas instituições e por esse estudo. O objetivo principal desse trabalho é identificar se a inovação verde influencia positivamente a vantagem competitiva das empresas. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o modelo de Chen, Lai e Wen (2006), referente à Inovação Verde, dividindo-a em Inovação do Produto Verde e Inovação do Processo Verde, e Vantagem Competitiva. Os resultados alcançados mostram que as empresas consideram que a Inovação do Processo Verde é o construto que mais impacta na Vantagem Competitiva. Considerando as médias obtidas com as respostas dos questionários, o construto Inovação do Produto Verde alcançou a maior média, seguido da Inovação de Processo Verde e da Vantagem Competitiva. De forma geral, os respondentes da pesquisa mostraram-se preocupados com a questão ambiental, tanto no desenvolvimento de produtos como no processo de operação, e estão voltados para a busca de vantagem competitiva através de práticas ambientais responsáveis.

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Biografia do Autor

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é mestranda em Administração na linha Estratégias em Organizações. Participa dos grupos de pesquisa Marketing e Estratégias Inovadoras para Sustentabilidade Organizacional na UFSM.

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Consultora Ad hoc da CAPES/MEC. Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, pesquisa em marketing.

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na linha de pesquisa de Gestão de Negócios. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Ensino e Aprendizagem em Administração, Comportamento do Consumidor, Marketing, Inovação e Sustentabilidade.

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Publicado

2013-02-12