Gestão sustentável: desafios ou oportunidades em organizações internacionalizadas?
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0006Palavras-chave:
Internacionalização, Sustentabilidade, Estratégia.Resumo
O contexto organizacional esta tomando uma postura mais sensível aos problemas ambientais e sociais ou mesmo a aceitação da responsabilidade sobre os impactos causados por seus processos produtivos, inserindo-se no que foi chamado inicialmente de Responsabilidade Social dentro de um contexto empresarial e evoluiu ao conceito difundido por Elkington (1998) gerando a discussão em torno de um novo movimento que foi chamado de paradigma sustentável. O tema apresenta-se no limiar de novas oportunidades para as organizações, com isso o objetivo deste estudo foi verificar: de que forma empresas com atuação internacional incluem a gestão sustentável em seus negócios? Os resultados do estudo foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas, com os principais gestores de três grandes organizações. Observou-se que a gestão sustentável ainda está muito ligada a ferramentas de apoio e não como parte da construção da estratégia das empresas apesar de ser possível perceber que as mesmas buscam um envolvimento maior neste sentido quando passam a rever suas estratégias. A gestão sustentável se mostrou como fonte de oportunidade para negócios no exterior para as empresas estudadas, já que a preparação para atuação com legislação ambiental, exigências globais, matérias-primas e processos ecologicamente corretos preparou as organizações a comercializarem em esfera global.Downloads
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