Gestão sustentável: desafios ou oportunidades em organizações internacionalizadas?

Autores

  • Valéria da Veiga Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo da Silva Schuster Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Edson Talamini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0006

Palavras-chave:

Internacionalização, Sustentabilidade, Estratégia.

Resumo

O contexto organizacional esta tomando uma postura mais sensível aos problemas ambientais e sociais ou mesmo a aceitação da responsabilidade sobre os impactos causados por seus processos produtivos, inserindo-se no que foi chamado inicialmente de Responsabilidade Social dentro de um contexto empresarial e evoluiu ao conceito difundido por Elkington (1998) gerando a discussão em torno de um novo movimento que foi chamado de paradigma sustentável. O tema apresenta-se no limiar de novas oportunidades para as organizações, com isso o objetivo deste estudo foi verificar: de que forma empresas com atuação internacional incluem a gestão sustentável em seus negócios? Os resultados do estudo foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas, com os principais gestores de três grandes organizações. Observou-se que a gestão sustentável ainda está muito ligada a ferramentas de apoio e não como parte da construção da estratégia das empresas apesar de ser possível perceber que as mesmas buscam um envolvimento maior neste sentido quando passam a rever suas estratégias. A gestão sustentável se mostrou como fonte de oportunidade para negócios no exterior para as empresas estudadas, já que a preparação para atuação com legislação ambiental, exigências globais, matérias-primas e processos ecologicamente corretos preparou as organizações a comercializarem em esfera global.

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Biografia do Autor

Valéria da Veiga Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Agronegócio pela UFRGS (2013) desenvolvendo estudos sobre Comportamento de Consumo relacionado a alimentos com apelo sustentável. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e graduação em Administração pela mesma instituição (2005).Graduação no Programa Especial de formação para Docentes para educação Profissional pela UFSM (2013).Professora na Faculdade Palotina e Universidade Corporativa Eny,com as disciplinas de Agronegócio, Gestão Sustentável e Inovação, Comportamento Organizacional e Comportamento do Consumidor. Atuou como professora na UFSM com disciplinas de Marketing, Tópicos Especiais em Marketing e Administração Mercadológica. Experiência organizacional e interesse de pesquisa: Administração com ênfase estratégica, Sustentabilidade, Marketing (Comportamento do Consumidor) e Recursos Humanos. Integrante de dois Grupos de Pesquisa (CNPQ).

Marcelo da Silva Schuster, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas (2013). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2010). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Administrador da Universidade Federal do Pampa, com atividades desenvolvidas na UNIDADE SIASS - Código 20. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração,Recursos Humanos, Administração Pública e Saúde, atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, responsabilidade social, recursos humanos, processos e estratégia.

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora Associada I do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, pesquisa em marketing.

Edson Talamini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2001), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2007 realizou Estágio Doutoral no Management Studies Group da Wageningen University na Holanda. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Economia e Relações Internacionais - DERI, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios - CEPAN/UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS. Consultor Ad-Hoc para avaliação de cursos de graduação junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Revisor dos seguintes periódicos científicos: International Food and Agribusiness Management Review, Biofuels, African Journal of Business Management, Journal of Development and Agricultural Economics, Food Control, Organizações Rurais e Agroindustriais, Ciência Rural, Extensão Rural, Teoria e Evidência Econômica, Cadernos de Economia (UNOESC) e ReA-UFSM. Membro do Corpo Editorial do Journal of Development and Agricultural Economics e Editor Associado da revista Ciência Rural. As principais linhas de pesquisa estão relacionadas à Economia e aos agronegócios. Entre os principais temas de pesquisa estão: Bioeconomia, Economia Ecológica, Biocombustíveis, Agroenergia, Economia e Gestão do Agronegócio, Análise Macroambiental, Text Mining, Knowledge Discovery in Text, Sociologia Econômica e Social Netchains.

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Publicado

2014-01-31