O consumidor socioambiental e seu comportamento frente aos selos de produtos responsáveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2010.001.0002Palavras-chave:
Sustentabilidade, Consumo, Selos e marcas, Responsabilidade socioambiental, Comportamento do consumidorResumo
O estudo do comportamento do consumidor frente aos selos ambientais é apresentado, nesse artigo, como um importante fator no processo de troca, bem como na relação do consumidor com o meio ambiente. Nesse contexto, o trabalho identifica os principais selos e apresenta a idéia sobre etiquetas socioambientais como uma forte tendência que influencia o comportamento do consumidor. Os selos socioambientais são marcas de qualidade ambiental que garantem ao consumidor adquirir produtos ou serviços que degradam em menor escala o meio ambiente e, por isso, tem o objetivo de estimular os consumidores a se tornarem mais conscientes. Este trabalho teve como objetivo principal identificar e descrever os principais selos de responsabilidade socioambiental e demonstrar suas tendências influenciadoras sobre o comportamento do consumidor. Através da revisão bibliográfica de livros, revistas e pesquisas de institutos ambientalistas, verificaram-se que as certificações e selos ambientais de fato motivam o consumo consciente. Os principais selos identificados foram: certificado ISO14000, ABNT - Qualidade ambiental, IBD (Certificação Instituto Biodinâmico), Leed (Leadership in energy and environmental designer), Procel e FSC (Forest Stewardship Council). Constatou-se, também, que os consumidores possuem pouco conhecimento sobre os selos. No entanto, incluem qualidade socioambiental em seus critérios de compra. Segundo dados do Akatu, um em cada três brasileiros dizem incluir questões ambientais no critério de compra. Diante das informações apresentadas, concluiu-se que apesar dos impasses causados pela falta de informações, aumentaram-se as intenções de consumo consciente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.