Políticas públicas socioeducacionais: implantação do ensino integral na rede pública em Cacoal - Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0015

Palavras-chave:

Políticas Públicas Socioeducacionais, Educação Integral, Ampliação do tempo Escolar

Resumo

A presente pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais, localizada no município de Cacoal no estado de Rondônia (Uma atende o Projeto Guaporé e a outra o Projeto Escola do Novo Tempo e a Escola da Escolha). Metodologicamente foram adotados métodos mistos análise dos resultados, para obtenção de dados foi aplicado questionários com questões referentes à determinação estipulada pelo Plano Nacional de Educação – PNE, mais especificamente a Meta de Número 06 tendo como objetivo obter os dados necessários para  análise de indicadores que proporcionem interpretar o cenário de implantação do Ensino Integral no município, e visionar a viabilidade da determinação em relação ao aumento da carga horária, serão verificados através dos dados obtidos a veracidade do aumento da carga horária de 04 (Quatro) para 07 (Sete) horas como estipula a Meta número 06 do Plano Nacional de Educação – PNE de acordo com a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, juntamente com a práxis metodológica utilizada pelas respectivas escolas  e o impacto que a mudança trouxe no decorrer do projeto. O resultado proporcionou averiguar que a implantação do tempo escolar pensada para mitigar a ausência de justiça social a comunidades mais carentes, tem como lacuna a própria aceitação dos estudantes, levando o quadro de funcionários a exercerem o constante papel de motivador para manter e conquistar novos alunos. Os professores por meio da metodologia de projetos buscam estratégia para sanar as dificuldades de aprendizagem, bem como utilizar as orientações pedagógicas do programa do ICE que apresenta o projeto de vida, o nivelamento e uma formação integral como práxis metodológica para atender a Meta 06 da PNE. A ausência de ampliação de infraestrutura é um dos fatores agravantes que inviabilizam em totalidade as Estratégias propostas pela Meta 06.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Rodrigues Prado, Faculdade de Pimenta Bueno

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2009) Especialista em Coordenação Pedagógica (2013). Atualmente é professora da Coordenação Regional de Ensino de Cacoal e também professora na Escola Fundação Bradesco de Cacoal.

Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Andamento em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Geografia (2016/UNIR) (CAPES 4); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) todas as especializações pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro do Projeto "A formação de pesquisadores/educadores e de educadores/pesquisadores: desmistificando a ciência durante as Semanas Polares Internacionais" fomentado pelo CNPq. Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-Amazônia do Programa de Pós Graduação em Geografia da UNIR. E-mail: profa.ximenescerqueira@gmail.com.

Nubia Deborah Araujo Caramello, Universidade Federal de Rondônia

Profissionalmente é Docente do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ? ProfÁgua ? Polo Ji-Paraná/RO e da rede estadual de ensino básico em Rondônia há 25 anos. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental e em andamento as Pós em Gestão Pública (IFAM) e Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat ? GRATS (UAB/Cataluña); Geomorfologia fluvial e Ambiental (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários). Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Assessora Técnica via SEDUC do Comitê de Bacia Hidrografia do Rio Branco e Colorado. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2021-03-22