Intenção de compra de produtos locais em consumidores de estados brasileiros de alto sentimento bairrista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0003

Palavras-chave:

Bairrismo, Comportamento do Consumidor, Cetscale, Pernambuco, Rio Grande do Sul

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar se há relação entre o sentimento bairrista e a intenção de compra de produtos locais. Foram selecionados os estados brasileiros: Pernambuco e Rio Grande do Sul, pois, constam na literatura científica como fortes características bairristas. Adaptou-se os itens da CETSCALE para uma configuração de consumo local, gerando dois formulários, um para cada estado, e disponibilizados online entre junho e julho de 2019, obtendo amostra de 229 respondentes. Constatou-se alta porcentagem do sentimento bairrista em ambos estados, com superioridade para o sentimento entre os pernambucanos. Porém, quando estabelecida a relação com o consumo, não se identificou influência para a não-compra de produtos de outras regiões, apesar de percebida a intenção de valorização do consumo de produtos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE). Atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste (UFPE/CAA) e tem interesse em pesquisas nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor. Também é Licenciado em Biologia (FFPNM/UPE), Técnico em Alimentos (UFRPE/CODAI), Especialista em Saúde da Família (AVM), e Especialista em Ensino de Biologia (UPE/ICB). Atuou como Professor contratado da rede pública estadual do Governo de Pernambuco, Tutor virtual do curso técnico em administração pela Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, na modalidade EAD, e Professor convidado da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE). É autor de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, atua ainda como avaliador de artigos em diversos periódicos. Integra o grupo de pesquisa NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Estratégica Organizacional em Marketing e Logística), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), registrado no CNPq. 

Weverson Soares Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Consultor hospitalar na Indústria farmacêutica, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Pós-graduado MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Liderança e Formação de Gestores pela Universidade Federal do Tocantins e graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Educação e Pesquisa Objetivo. Membro do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular - Ph.D., do Departamento de Ciências da Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U.Minho (2013-2014) - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Professor Titular do Curso de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Coordenador Pró-Tempore, professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC) e foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO). 

Downloads

Publicado

2020-12-02