Representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior através da Teoria do Programa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0022

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Teoria do Programa, Matriz de Estrutura Lógica, Modelo Lógico

Resumo

Este artigo propõe uma representação da Teoria do Programa. O estudo foca-se no desenvolvimento da Matriz de Estrutura Lógica e na representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior brasileira por meio do Modelo Lógico. Uma vez que a educação de qualidade é um ativo valioso para um país, pois define seu futuro e de seu povo, a representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior à luz da Teoria do Programa, por meio do Modelo Lógico e do desenvolvimento da Matriz de Estrutura Lógica contribuiu para a consolidação da compreensão do sistema de avaliação da educação superior, tendo em vista que o estudo identificou o caminho causal da intervenção, os vínculos de causa-efeito entre os elementos e os possíveis resultados que geram aprendizagem política, promovem a mudança social e garantem a sustentabilidade do programa. Assim, os resultados fortaleceram o aprendizado sobre o sistema de avaliação da educação superior, tendo em vista que o trabalho prático propiciado pelo estudo consolidou e corroborou o conteúdo teórico levantado. Pela importância da Matriz de Estrutura Lógica e do Modelo Lógico como instrumentos que podem ser adotados em diversos estudos na área de avaliação de políticas públicas, espera-se que este trabalho possa inspirar outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Feijó Martins, Universidade Federal de Viçosa

Marcelo Feijó Martins possui graduação (1998) e mestrado (2010) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Atua, como pesquisador, do grupo de pesquisas em Políticas Públicas do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. Exerceu também consultorias em empresas privadas, do setor do agronegócio, bem como para a área de gestão pública. Em 2010 e 2011, atuou como professor ministrando a disciplina Armazenagem e Embalagem do curso Lato Sensu MBA em Gestão de Logística na UNIVIÇOSA. Atua, desde 2008, como Gestor de Logística de Transporte e Sócio-Proprietário na empresa Confiança Locação de Veículos Ltda.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento; com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira. 

Danielle Dias Sant Anna Martins, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e mestrado (2000) e doutorado (2014) em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. É professora do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Viçosa (DEP/UFV), atuando no curso de Engenharia de Produção nas áreas de Logística e Otimização de Sistemas. O seu ingresso na UFV se deu em 2003, exercendo a função de chefe de departamento de 2007 a 2010 e de Diretora de Material (DMT/UFV) de 2011 a 2015. Atualmente é representante docente do CCE na CPPD e no CONSU.

Downloads

Publicado

2020-12-02