Estrutura organizacional e de coordenação pública na Amazônia: o caso de uma secretaria de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0021

Palavras-chave:

Administração Públicas, Políticas Públicas, Eficiência, Serviços Públicos

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as relações organizacionais, a estrutura organizacional e as implicações para a coordenação dos serviços de saúde em um município paraense. Foram realizadas e entrevistas com servidores e levantadas informações no web site da prefeitura acerca da secretaria de saúde para subsidiar as discussões. Os resultados apontaram que a secretaria apresenta fragilidades na estrutura organizacional e na de coordenação fato que gera ineficiência. Sugeriu-se uma nova estrutura organizacional para melhor orientação das ações organizacionais a vista de possivelmente melhorar a coordenação dos serviços de saúde prestado pela secretaria. Constata-se que as fragilidades organizacionais causam ineficiência clamando por mais atenção do meio acadêmico e da administração pública sobre o impacto da estrutura e a coordenação no desempenho do serviço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakline Oliveira da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda em Administração, Campus universitário de Alenquer-Universidade Federal do Oeste do Pará (CALE-UFOPA-PA), Brasil

Erika Patricia de Sousa Araújo, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupela Beatriz do valle(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Marco Aurélio Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2020), área de concentração políticas públicas. Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), atuando no ensino, na pesquisa e na extensão no curso de Bacharelado em Administração. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Bacharelado em Administração e do Núcleo de Administração Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia. Tenho interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Administração Pública. Governança. Desenvolvimento Territorial. Cadeias Produtivas Agroindustriais. 

Léo César Parente de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010) e em Licenciatura Plena Em Matemática também pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Mestrado em Engenharia Elétrica, com área de concentração em Telecomunicações, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Professor de Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, otimização, equações diferenciais, métodos numéricos, dispositivos baseados em estruturas periódicas de cristais fotônicos, dispositivos de fibras ópticas, semicondutores e dispositivos ópticos em fibras de cristais fotônicos, antenas, educação matemática e ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2020-12-02