Gestão de resíduos sólidos: um relato do serviço no contexto Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0022Palavras-chave:
Administração Pública, Capacidades, Coordenação, Impactos socioambientaisResumo
Diversos estudos salientam que a falta de capacidades entre os funcionários e autoridades governamentais impactam negativamente na gestão dos resíduos sólidos e do lixo. À vista disso, este artigo objetiva explorar, descrever e discutir os desafios da gestão do lixo na cidade de Alenquer (PA) na perspectiva de aprofundar o entendimento da relação entre contexto, capacidades e os problemas na gestão do lixo no contexto amazônico. Para tanto, realizou-se uma análise documental com auxílio de software estatístico para categorizar conexões e lacunas explicativas. Os resultados apontaram que no contexto estudados há uma luta pelo poder político e a falta de capacidade favorece a ação de atores poderosos. Neste contexto, pessoas têm assumido postos sem habilidades para exercer funções gerenciais fragilizando a capacidade de coordenação e de gestão dos resíduos e do lixo. , refletindo um processo de retroalimentação negativa entre as capacidades de prestação dos serviços públicos e os problemas de saúde. Constata-se que o contexto e as capacidades impactam os serviços básicos a ponto de torna-lo ineficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.