Gestão de resíduos sólidos: um relato do serviço no contexto Amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0022

Palavras-chave:

Administração Pública, Capacidades, Coordenação, Impactos socioambientais

Resumo

Diversos estudos salientam que a falta de capacidades entre os funcionários e autoridades governamentais impactam negativamente na gestão dos resíduos sólidos e do lixo. À vista disso, este artigo objetiva explorar, descrever e discutir os desafios da gestão do lixo na cidade de Alenquer (PA) na perspectiva de aprofundar o entendimento da relação entre contexto, capacidades e os problemas na gestão do lixo no contexto amazônico. Para tanto, realizou-se uma análise documental com auxílio de software estatístico para categorizar conexões e lacunas explicativas. Os resultados apontaram que no contexto estudados há uma luta pelo poder político e a falta de capacidade favorece a ação de atores poderosos. Neste contexto, pessoas têm assumido postos sem habilidades para exercer funções gerenciais fragilizando a capacidade de coordenação e de gestão dos resíduos e do lixo. , refletindo um processo de retroalimentação negativa entre as capacidades de prestação dos serviços públicos e os  problemas de saúde. Constata-se que o contexto e as capacidades impactam os serviços básicos a ponto de torna-lo ineficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hortência Araújo de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda do Curso de Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA- Campus Alenquer- CALE 

Marco Aurélio dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2021). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2020), área de concentração de políticas públicas. Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), atuando no ensino, na pesquisa e na extensão no curso de Bacharelado em Administração. Membro do Núcleo de Pesquisa: Núcleo de Administração Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (N+ADESA-UFOPA). Venho desenvolvendo estudos ligados ao Marketing, a Administração Pública, aos Estudos Organizacionais, as Capacidades Políticas, a Governança Territorial e Desenvolvimento em áreas como educação, saúde, turismo, emprego e renda, bem como estudado o Agronegócio e as Cadeias Produtivas da região amazônica.

Léo César Parente de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010) e em Licenciatura Plena Em Matemática também pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Mestrado em Engenharia Elétrica, com Área de Concentração em Telecomunicações pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica, com Área de Concentração em Telecomunicações pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Professor de Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, otimização, equações diferenciais, métodos numéricos, dispositivos baseados em estruturas periódicas de cristais fotônicos, dispositivos de fibras ópticas, semicondutores e dispositivos ópticos em fibras de cristais fotônicos, antenas, educação matemática e ensino de ciências. 

Downloads

Publicado

2021-11-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)