Violência no contexto de trabalho: um estudo no semiárido nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0009

Palavras-chave:

Violência no trabalho, Violência Psicológica, Assédio moral, Psicologia da paz, Semiárido Nordestino

Resumo

Este estudo objetivou identificar a ocorrência de conflitos/violência no ambiente organizacional e as estratégias utilizadas para administrá-los, embasada nas teorias de violência e da Psicologia da Paz. Os dados foram coletados através de entrevistas com gestores e representantes dos trabalhadores. Os resultados apontaram a prevalência das violências psicológicas sobre as violências físicas, recorrência de assédio moral e ocorrência de lideranças abusivas. As estratégias para solução dos conflitos utilizadas foram mediação, conversas de orientação, reforço dos valores organizacionais, suspensão e demissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016), e esta concluindo MBA em Controladoria e Finanças pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ). 

Ravena Moura Rocha Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2015). Especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (FACAPE) e mestrado profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, com ênfase em Organizações e Sociedade, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Faz parte do Laboratório de Pesquisa, Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC). Trabalha na área de RH na Agropecuária Labrunier LTDA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Alvany Maria dos Santos Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Administração pela University of Wisconsin, Madison, EUA (2001), revalidado no Brasil pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). É professora associada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e dos programas de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) e do Mestrado Profissional em Administração (Profiap/Univasf). Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) e integra o grupo de pesquisa Governança para a Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GpS), da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é colaboradora da University of Tampere, Finlândia. Realizou estágio pós-doutoral no Global Value Chains (GVC) Research Cluster na Universidade de Birmingham, Inglaterra (2015) e no GpS/UFBA (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de pessoas, ética, sustentabilidade e inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: competências, gestão de carreiras, economia circular, educação para a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, destacando os aspectos teóricos e práticos, coordenando programas de extensão/inovação inter institucionais. E-mail: alvany.santiago@univasf.edu.br 

Downloads

Publicado

2020-12-02