Evidências bibliométricas do distanciamento entre acadêmicos e praticantes de marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0005

Palavras-chave:

Teoria de Marketing, Prática de Marketing, Divulgação Científica, Mercado Editorial

Resumo

Prioridades diferentes de praticantes e acadêmicos de Marketing levam ao seu distanciamento. Acadêmicos normalmente focam em publicações nos periódicos mais prestigiosos. Praticantes de Marketing costumam não se ocupar com publicações, concentrando-se na solução dos problemas profissionais. Este artigo responde à dúvida se títulos de livros e artigos científicos de Marketing evidenciam esse distanciamento entre academia e prática. Foi realizado um estudo bibliométrico, coletando-se por meio de web-scraping 351 títulos de livros sobre Consumer Behavior e 293 sobre Marketing Research, e também, 252 títulos de artigos do Journal of Marketing, 336 do Journal of Consumer Research e 332 do Journal of Marketing Research. Utilizando a Análise de Conteúdo foram criadas 8 categorias de análise. A análise do Teste Qui-quadrado de Pearson (χ2) indicou que existe uma associação significativa entre as categorias de análise propostas (8) e o tipo de publicação (2, Livros e Artigos Científicos), χ2 (7, N = 5.112) = 518,274, p = ,000, V de Cramer = ,318. A partir dos Resíduos Ajustados foi possível afirmar que 7 das 8 categorias mostraram associação entre os tipos de publicação, com destaque para as categorias Conceitos e Instruções, sendo a primeira preponderante em artigos científicos e a segunda em livros. Os resultados evidenciam o distanciamento entre acadêmicos e profissionais de Marketing. Sugere-se que se promova a interlocução entre as partes, para reduzir o distanciamento e beneficiar ambos os domínios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Roberto Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como Professor Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, na área de Marketing e Marketing Digital. Desenvolve pesquisas interdisciplinares nas temáticas de Comportamento do Consumidor e Sistemas Informação, tendo produzido relatórios e artigos em tópicos como Sistemas de Recomendação, Marketing Viral, Algoritmos Genéticos, Comércio Eletrônico, Advergaming, Mídias Sociais e Web Analytics. É Sócio Cotista da empresa Supersonic, focada em Otimização da Conversão, filiada ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), onde já foi responsável por projetos de empresas clientes como TOTVS, Sendgrid, Grupo Somos, Grupo Ânima, Samba Tech, Rock Content, Universidade Fumec, entre outros.

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e professor colaborador do Centro de Estudos de Lazer e Recreação/UFMG. É membro do comitê editorial da Revista de Administração FACES e da Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde (RAHIS). É revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, RAE. Revista de Administração de Empresas, BAR - Brazilian Administration Review, Management Research Review e de outros periódicos estrangeiros indexados. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, análise estatística multivariada (especialmente Modelagem de Equações Estruturais) e teoria de marketing. Coordena o NECC - Núcleo de Estatística e Ciências Comportamentais. É consuiltor ad hoc da CAPES na revisão de material didático para cursos de ensino á distância. Editor associado da revista BAR - Brazilian Administration Review (ISSN 1807-7692).

Matheus Resende Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte(2015). Tem experiência na área de Administração.

Downloads

Publicado

2020-10-05