Proposição de um modelo de estratégia de marketing em loja agropecuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0004

Palavras-chave:

Agronegócio, Estratégias, Processos de Gestão

Resumo

O agronegócio brasileiro é um dos setores que mais se destaca na economia do país, contribuindo para a geração de emprego e renda em todos os seus segmentos, denominados “antes, dentro e depois da porteira”. Sob este enfoque, os negócios voltados para o setor agropecuário tornam-se mais competitivos mediante a implementação de ferramentas de gestão à rede de negócios, sobre os quais se relacionam. Neste sentido, o presente estudo, apresenta um planejamento estratégico para a empresa de produtos agropecuários Agro Vida, situada no município de Iporá no Estado de Goiás, tendo como objetivo identificar aspectos gerenciais que contribuam em termos de competitividade. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de observação simples, entrevistas e atividades in loco, que subsidiaram a identificação de potencialidades e gargalos presentes no empreendimento, assim como a realização de pesquisa bibliográfica sobre os conceitos inerentes ao planejamento estratégico, marketing e comunicação visual. Através dos resultados foi possível verificar a carência em relação a identificação visual da marca nas embalagens de 5kg das rações para aves, sendo sugerido uma ação de adequação dessas embalagens.

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Biografia do Autor

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal Goiano

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

Márcia Brito de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Agronegócio pelo Instituto Federal Goiano(2020).

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal Goiano

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela Universidade Estadual de Goiás (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Pós doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Ilha Solteira (2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos imunológicos artificiais (Algoritmos de Seleção Negativa e Seleção Clonal). Revisora do Journal of Computational Applied Mechanics. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sisplexos - Grupo de Sistemas Complexos Linha de Pesquisa Inteligência Computacional da instituição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Núcleo de Energias Renováveis instituição Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde.

Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Instituto Federal Goiano

Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Economista e Especialista em Estratégias Gerenciais pela Universidade de Rio Verde - UNIRV, Mestre em Desenvolvimento Regional como foco em Estratégia de Empreendimentos para o Desenvolvimento Regional pela Universidade Alves Faria - UNIALFA, Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA). Professor efetivo de Economia do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá desde 2011, atuando nas disciplinas Economia Aplicada ao Agronegócio, Economia Regional e Urbana, Políticas Agrícolas e do Agronegócio e Elaboração e Análise de Projetos Agroindustriais no Curso de Tecnologia em Agronegócio. Professor do Curso de Especialização em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária ministrando as disciplinas: Planejamento de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e Ferramentas de Financiamento em Sistemas Integrados. Atualmente Coordena o Observatório do Desenvolvimento, Empresa Junior, Membro Titular do Comitê Científico e Extensão do Campus Iporá

Juliano de Caldas Rabelo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Administração com Habilitação Rural pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (2005) e mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis (2012). Exerce os cargos de professor e coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal Goiano campus Iporá-Goiás. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negocio, Administração Rural, Logística no Agronegócio, Gestão da Qualidade e Certificações, Gestão Ambiental, Sistema de Informações Gerenciais no Agronegócio e Administração Financeira.

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Publicado

2020-10-05

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