A influência da gamificação na experiência do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0003

Palavras-chave:

Gamificação, Aplicativos de Compras Online, Experiência do consumidor

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar a influência da gamificação na
experiência do consumidor. Pesquisas sobre gamificação tem crescido no mundo em
várias áreas, apoiadas principalmente ao estímulo à experiência de consumo. A
gamificação diz respeito ao uso de elementos de jogos em um contexto onde o
entretenimento não seja o objetivo principal. Para realização desta pesquisa, um
modelo teórico foi proposto. Foram selecionadas como variáveis exógenas o prazer,
o aprendizado, a criatividade e a motivação; e como variáveis endógenas a
gamificação, as mídias sociais e a experiência do consumidor. Para testar o modelo,
foi realizada uma survey, com dados primários, via questionário eletrônico. Na coleta
de dados, a composição da amostra contou com 468 respondentes. Nos achados da
pesquisa, houve influência positiva e significativa da gamificação na experiência do
consumidor. Portanto, pode-se concluir que os aplicativos de compra online que
possuem elementos de jogos exercem uma influência sobre a tomada de decisão do
consumidor final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Pereira da Silva Leão, Faculdade Vale do Aço

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração e Mestre em Contabilidade e Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE Business School. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Economista, Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP. Especialista em Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FAFIBE. Atualmente exerce a função de Professor Orientador da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, como também, Professor titular da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Tem experiência na área de administração, economia, gestão pública, finanças, microcrédito, agricultura familiar, agronegócio com ênfase em instituições monetárias e financeiras do Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-05