Controles internos e a sua eficiência ou ineficiência no processo tributário aplicado ao setor varejista de cosméticos e perfumaria: um estudo teórico empírico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0017

Palavras-chave:

Controles Internos, PIS/Pasep, Cofins

Resumo

Este estudo analisou os riscos possíveis no processo de apuração das contribuições do PIS/Pasep e da Cofins no setor de cosméticos e perfumaria aplicado ao comércio varejista, observando se os controles internos existentes são suficientes para garantir a eficiência tributária em cada empresa. A metodologia usada neste trabalho foi de aplicação de questionário sobre o processo de tributação incidente sobre as vendas em lojas de varejo do ramo de perfumaria e cosméticos de um shopping na capital do estado de Santa Catariana. Essa pesquisa ficou limitada a produtos de tributação diferenciada, conhecida como tributação monofásica, aplicada as contribuições conhecidas como PIS/PASEP e COFINS. A investigação focou-se em demonstrar a relação entre os controles internos e a apuração desses tributos, a responsabilidade compartilhada dos profissionais da área contábil e administrativa e a importância de haver conhecimento para que não haja tributação desnecessária, os resultados revelaram um índice considerável de uma probabilidade de ineficiência do processo tributário, onde as informações existentes e trabalhadas para o processo tributário não são suficientes para a publicação correta de uma redução tributária possível para esse setor. Além disso, essa condição revela uma senário interessante, pois apesar de um senário burocrático e custoso, considerado o setor tributário. Diante disso, essa pesquisa revela-se a probabilidade de uma ineficiência considerável no setor tributário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Haskel, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pelo PPGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Graduada (MBA) em Contabilidade e Direito Tributário pelo Instituto de Pós Graduação (IPOG). Contadora formada pela Universidade Municipal de São José (USJ). Consultora Contábil e Tributária nas áreas de Imposto de Renda PF, PJ e outros Impostos e Contribuições Federais. Desde 2014, palestrante representando o Conselho Regional de Contabilidade do estado de Santa Catarina (CRC/SC) e pela empresa ITC - Cursos e Treinamentos, com mais de 200 cursos ministrados em mais de 20 cidades no estado de Santa Catarina, com o Projeto de Educação Continuada (PEC) e demais parcerias do setor contábil do estado de Santa Catarina, com ênfase nas normas contábeis, atualizações tributárias e a legislação tributária federal. Professora de ensino superior no curso de Ciências Contábeis, ministrando disciplinas da área contábil e tributária e orientadora de trabalhos de conclusão de curso. Professora do curso de Pós em MBA Contabilidade, Compliance e Direito Contábil com aulas ministradas em todas as regiões Brasileiras pela instituição BSSP. Professora do curso de Pós graduação na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Felipe Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1990). Atualmente é Professor Associado I, do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupou o cargo de Chefe de Departamento no Curso de Ciências Contábeis/UFSC. Ocupou o Cargo de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis EaD/UFSC. Tem experiência na área de Administração Pública, Contabilidade Financeira, Contabilidade Tributária e Gerencial. Atuou como Coordenador da equipe de Transição para o Governo do Estado de Santa Catarina no ano de 2018. Coordena Trabalho de consultoria na Prefeitura Municipal de Indaial/SC. É membro no Conselho Fiscal da Empresa SCPar e Conselho Fiscal da Empresa CELESC S.A. Atuou como Controlador Geral do Estado de Estado de Santa Catarina no período de 06/2019 até 07/2020. É autor de trabalhos publicados em periódicos e em anais de eventos científicos. 

Downloads

Publicado

2020-08-24