Dilemas comportamentais da liderança no processo de sucessão e conflitos familiares: evidências de empresários descendentes de alemães no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0005

Palavras-chave:

Liderança, Sucessão Empresarial, Gestão de Conflitos

Resumo

A sucessão e a profissionalização numa empresa familiar é um processo complicado, várias questões para além das questões empresariais entram em jogo, e se o processo não for concluído e conduzido de forma eficiente, uma ou mais famílias podem enfrentar graves problemas. A Condor SA, empresa sediada em São Bento do Sul, SC, passou por um processo de profissionalização de toda a sua gestão nos anos 90, esta mudança na estrutura da organização foi um sucesso, após esta mudança a empresa tem vindo a crescer ano após ano. Após a realização de entrevistas com 4 gestores presentes na organização que teve a transição e sucessão, verificou-se que este processo contou com a participação de um líder, que conseguiu ver a necessidade de profissionalizar a empresa, este líder foi também responsável por liderar todo o processo de profissionalização, gerindo principalmente os conflitos entre as famílias que eram membros da empresa, que hoje fazem apenas parte da administração da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI (2018). Bacharelando em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina Católica - FACASC/ITESC (2007-2008). Especialização e MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade Porto das Águas - FAPAG (2012). Especialização em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2018). MBA em Governança Corporativa pela UnIBF (2019). Especialização em Auditoria e Perícia Contabil pela UnIBF (2020). Especialização em Administração, Supervisão e Coordenação Escolar pela UniBF (2020). Bacharel em Administração pela UniFCV (2019). Mestrado em Administração - UNIVALI (2015-2017). Participante do Grupo de Pesquisa - GEEP - Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance - UNIVALI liderado pela Profª. Dra. Rosilene Marcon e Grupo de Pesquisa em Finanças, Inovação, Controle, Empreendedorismo e Sustentabilidade (GFICES), da UNILAB lidrado pelo Prof. Dr. Alexandre Oliveira Lima. Professor no Ensino Médio na SED-SC nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. Professor e Tutor na UniAvan no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira. e Consultor/docente credenciado na ENA (Ecole Nationale D'Administration - Brasil).

Mário Nenevê, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí- SC, Univali, em 2018. ; Mestre e Administração pela UFRGS , em 2003. Graduação em Ciências Contábeis dela Univille em 1980. Foi Presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, diretor de contato empresarial da Associação Empresarial de São Bento do Sul 2016//2017. Foi Vereador do Município de São Bento do Sul de 1982 a 1988. Titular da MKN - Consultoria Empresarial. Professor titula na área de Administração na Univille, Campus de São Bento do Sul, nas disciplinas de "Orientação de Estágio", "Orientação de Trabalhos de Graduação", "Seminários Avançados"; "Contabilidade Gerencial"; .Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, administração, atitudes de vida, empresas familiares e profissional.. Foi executivo da empresa Móveis Rudnick S.A.., hoje atua como membro do Conselho de Administração da mesma.

Lidinei Éder Orso, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Ciências Contábeis pela URI (2005), especialização com MBA Executivo em Finanças pela IMED (2010) e mestrado em Administração pela UNIVALI (2018). É participante do Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance (GEEP), liderado pela Prof.ª Dr.ª Rosilene Marcon, professor de ensino superior e empregado do Banco do Brasil SA. Tem experiência em Administração Financeira, Governança Corporativa, Mercado de Capitais, Gestão, Contabilidade, Controladoria, Economia Internacional e Logística.

Henrique de Campos Melo, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria(2001) e especialização em CONTABILIDADE PÚBLICA E RESPONSABILIDADE FISCAL pela FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. 

Downloads

Publicado

2020-08-24