Contribuições da psicanálise para a crítica literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0022

Palavras-chave:

Psicanálise, Crítica literária, Inconsciente, Psicocrítica, Freud, Literatura, Conto, Gato preto

Resumo

Este trabalho buscou demostrar um pouco da crítica psicanalítica, exemplificando, em análise, o conto ‘O Gato Preto’. Esclarecendo brevemente a teoria do Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e de como toda sua descoberta e observações em torno do inconsciente, foram importantes para a literatura. Mas não se pode negar que sua teoria está em constante relação com contexto literário, então, este trabalho, mostra as grandes contribuições de Freud para a análises literárias. Como exemplo dessas contribuições, foi pegado um conto de Edgar Allan Poe, por isso, surgiu a necessidade de abordar o que seria o conto para esse grande escritor norte-americano da ficção do terror. Logo após, seguiu a análise do ‘O gato preto’, assim, na prática, tornando mais evidente que existe uma relação entre a literatura e psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Larisse Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe, apta para lecionar. Experiência na área em Português(gramática) e interpretação de texto, Linguística, discurso e suas vertentes.
Interesses particulares em Fotografia como forma de linguagem, psicanálise e análise comportamental, bem como análise discursivas.

Downloads

Publicado

2020-10-28