Gerenciamento de Resultados Através de Decisões Operacionais no Setor Industrial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0011

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resultados, Decisões Operacionais, Níveis de Produção, Regressão de Dados em Painel, Provisões

Resumo

Pesquisas recentes se concentraram no estudo da prática de gerenciamento de resultados por meio de decisões operacionais, especialmente após o surgimento de escândalos financeiros envolvendo grandes corporações. Esta pesquisa tem como objetivo verificar se as empresas industriais listadas na Bolsa de Valores brasileira (B3) praticaram gerenciamento de resultados por meio de decisões operacionais para interferir nos resultados publicados através da manipulação dos níveis de produção. A pesquisa utiliza a análise de regressão de dados em painel, com uma amostra de 820 observações, de 2014 a 2018, compreendendo 41 empresas listadas no índice INDX, também conhecido como índice do setor industrial, que abrange ações das empresas mais representativas do setor. Os resultados indicam a prática de gerenciamento de resultados por meio de decisões operacionais com objetivo de influenciar nos resultados apresentados nas demonstrações financeiras. A complexidade dos processos industriais e consequentemente a dificuldade de valoração dos estoques sugere uma oportunidade para os gestores interferirem nos resultados reportados destas empresas. Além disso, foi possível constatar que o tamanho da companhia influencia na adoção da prática de gerenciamento de resultados através da manipulação dos níveis de produção. Os resultados corroboram com estudos anteriores sobre a temática, os quais sugerem que empresas industriais manipulam seus níveis de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Realdo de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010). MBA em Gestão Estratégica de Finanças e Controladoria - UNESC/IBGEN(2012). Mestrando em Contabilidade (UFSC). Professor universitário das disciplinas de orçamento empresarial, contabilidade gerencial e governança corporativa. Atualmente é consultor de finanças e governança corporativa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de custos e investimentos, estratégias de precificação, avaliação de desempenho, análise de resultados, orçamento e planejamento estratégico. 

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e no programa de pós-graduação. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1995) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999 e 2003). É subcoordenadora do PPGC da UFSC desde o ano de 2013. Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial, ambos da UFSC. É autora de artigos publicados em periódicos e trabalhos divulgados em anais de eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, custos para tomada de decisões, relações interorganizacionais e gestão em cadeias de suprimentos. 

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Contabilidade e Finanças pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Atuou como professor visitante e pesquisador convidado no Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) (eleita a melhor Universidade do mundo pelo ranking Times Higher Education, na época em que lá esteve) e na Ludwig Maximilians Universität München (LMU-Munique-Alemanha), qualificada como a melhor universidade alemã, de acordo com o Best Global Universities U.S. News e pelo ranking da Times Higher Education. Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária (UFSC). Leciona e orienta na graduação, mestrado e doutorado. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Alemanha). Durante a graduação, estudou por dois semestres como aluno ouvinte no curso de Wirtschaftswissenschaft na Universidade de Dortmund (Alemanha). Realizou estágio na empresa HL-Planartechnik GmbH em Dortmund (Alemanha). Recebeu o prêmio Edmon Nader de melhor monografia no término do curso de graduação. Entre as publicações, encontram-se artigos em congressos renomados e em periódicos qualificados como A1, A2 e B1. Dentre suas produções artísticas, participou da gravação de 13 CDs, 2 DVDs, criou 18 arranjos musicais, gravou 3 trilhas sonoras para filmes curtas-metragens, atuou como líder de naipe (spalla) dos violoncelos e solista de orquestra, realizou turnês estaduais e uma turnê internacional. Em 2012, recebeu o 1º. Lugar no Prêmio Nacional Jabuti 2012 (Câmara Brasileira do Livro) na Área de Administração, Economia e Negócios, com capítulo de livro baseado em sua tese de doutorado. Proficiente em inglês (TOEFL), em alemão (DSH), espanhol, e possui conhecimentos básicos de francês. Tem como atuais interesses de pesquisa Métodos Quantitativos Aplicados em Contabilidade e Finanças, Auditoria, Contabilometria, Mercado de Capitais. Atuou como Coordenador de Pesquisa do Centro Socioeconômico, Presidente do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, e membro do Conselho Universitário. É membro da Comissão Permanente de Cultura da UFSC, revisor da Journal of International Business and Economy, Revista de Administração Pública, Revista Base de Administração e Contabilidade. Ao todo, já obteve 30 premiações, 3 publicações Qualis A1, 7 publicações em revistas Qualis A2, e 8 publicações Qualis B1. A conclusão do pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) foi mais uma grande realização, por ser considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking da Times Higher Education. Atualmente é subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Universitária e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. E-mail para contato: leonardo.flach@ufsc.br. 

Downloads

Publicado

2020-03-04