Controle e monitoramento de contratos terceirizados no setor público: a perspectiva de gestores e fiscais de contratos de um órgão público federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0009

Palavras-chave:

Controle, Monitoramento, Custos de Transação, Administração Pública, Terceirização de Serviços

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar como ocorre o controle e o monitoramento de contratos terceirizados de um órgão público federal, a partir da percepção de gestor e fiscais de contratos, tendo como lente de análise a literatura sobre custos de transação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em um órgão público federal, de caráter descritivo e exploratório, e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os fiscais e o gestor dos contratos, além de análise documental. Os resultados apontam que os serviços analisados apresentam baixos custos de transação (baixa especificidade de ativos e incerteza ambiental, e alta mensurabilidade dos serviços), e que os controles são utilizados de maneira conjunta, com a prevalência do controle de comportamento. O controle de resultados é utilizado principalmente nos contratos mais recentes, mediante a implementação de metas de desempenho, e o controle social para desenvolver laços relacionais ou delimitar os comportamentos aceitáveis pelo órgão. Além disso, observou-se que parte das atividades de monitoramento são transferidas para as empresas contratadas, corroborando os estudos anteriores sobre a temática, os quais sugerem que os baixos custos de transação implicam na contratação também de funções de monitoramento dos serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Roberto Lopes das Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC). Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina (2017). Atualmente é servidor público do Ministério Público do Trabalho. Tem interesse na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de gestão, controladoria, custos, administração pública e planejamento governamental.

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e no programa de pós-graduação. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1995) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999 e 2003). É subcoordenadora do PPGC da UFSC desde o ano de 2013. Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial, ambos da UFSC. É autora de artigos publicados em periódicos e trabalhos divulgados em anais de eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, custos para tomada de decisões, relações interorganizacionais e gestão em cadeias de suprimentos. 

Downloads

Publicado

2020-01-30