Democracia, transparência e accountability: modelagem de avaliação de portais de transparência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0010

Palavras-chave:

Democracia, Accountability, Transparência, Modelagem TLS, Portal Goiás Transparente

Resumo

A necessidade da transparência e elementos de accountability dos atos de governo vêm sendo altamente requerida pela sociedade que tem clamado por um país mais transparente, mais digno, mais democrático. Principalmente a partir da vigência da Constituição Federal de 1988, a administração pública vem adotando normativas e práticas de transparência para incentivar o controle social. A partir de revisão literária em trabalhos científicos, legislação e manifestações da sociedade civil, buscou-se nesta pesquisa criar uma modelagem de avaliação que incorporasse elementos de democracia, accountability e transparência. A modelagem foi denominada TLS por trazer a síntese de aspectos teóricos, legais e sociais em sua avaliação. A partir de oito modelos originais, chegou-se a um checklist com 109 itens avaliativos. A modelagem foi aplicada no portal transparência do Estado de Goiás e avaliou-se numa escala de cinco níveis, que o site possui o terceiro nível de transparência dentre os parametrizados. Após a compilação dos resultados da pesquisa, concluiu-se que, apesar de o portal apresentar características funcionais de boa qualidade, ampla gama de informações e serviços, ele não contribui  com plenitude para o exercício do controle social pelo cidadão, pois não há espaços de interação, falta incentivo à participação social e algumas informações não são prestadas de forma tempestiva o que dificulta o diálogo entre Poder Público e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu Vieira Machado Júnior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Administração (UniEVANGÉLICA - 2010) e em Engenharia Elétrica (Universidade Federal de Goiás - 1989); Mestrado em Administração (Oklahoma City University - 1997)/Convalidação UnB e Doutorado na área de Estratégia e Organizações em Engenharia da Produção (Unimep - 2009) com Bolsa Sanduíche na University of Northern Iowa, onde atuou como professor visitante com participação em grupos de pesquisa com a Profa. Dra. Donna Wood. É professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás-UFG e também professor da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFG. Também atua como Avaliador Institucional e Avaliador de Cursos na modalidade Presencial e EaD. Profissional atuante no mercado na áreas de Administração, com ênfase em Gestão, Educação Superior, Planejamento e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de IES e Empresas/Indústrias, Gestão Estratégica, Mercadologia, Ensino de Administração, Ensino de Metodologia Científica, Planejamento, Avaliação Institucional e Administração. Também, tem interesse nas práticas e o desenvolvimento de parcerias entre a Academia (Universidade), Empresas (Indústrias etc) e Governo. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Agronegócios - PPAGRO da UFG. Pesquisador da Teoria do Stakeholder e Responsabilidade Social. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq em Estratégia e Marketing, atuando nas linhas de pesquisa em Competitividade, Teoria do Stakeholder e Responsabilidade Social, Inteligência Competitiva e Novas Abordagens de Marketing e Gestão de IES. Tem experiência em Cursos e Projetos na Educação Presencial e em EaD.

Claudia Regina Rosal Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política e Desenvolvimento Regional atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política, História Econômica, Economia Brasileira, Desenvolvimento Econômico Regional, Ciências Ambientais e Formulação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2020-01-30