Tecnologias digitais de informação e comunicação e Covid-19: impactos e possibilidades no ensino superior híbrido

Autores

  • Eliseu Vieira Machado Júnior Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-3829-2275
  • Steffany Paula Morais dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Márcya Cristina Gomes de Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0017

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação, Covid-19, Ensino superior híbrido, Universidade Federal de Goiás

Resumo

O mundo foi atingido de forma abrupta em 2020 pela pandemia da Covid-19, o que ocasionou um cenário inédito na educação brasileira superior com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O presente artigo buscou identificar as principais ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), que foram utilizadas a fim de auxiliar as aulas remotas e híbridas durante a crise epidemiológica na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de apresentar dados, os quais demonstrem os impactos iniciais desse modelo no ensino e aprendizagem. A metodologia empregada é a análise bibliográfica e documental, por meio da verificação de artigos recentes e documentos institucionais da UFG. Após a análise dos resultados, constatou-se o uso de quatro plataformas principais para mediar as atividades acadêmicas online na UFG, sendo possível verificar pontos, tais como: o aumento no índice de aprovação em disciplinas por semestre (ponto positivo) e o aumento no número de trancamentos de matrícula (ponto negativo). Destaca-se que a pandemia da Covid-19 acelerou um processo que estava sendo postergado durante anos na educação brasileira, assim, acredita-se que há possibilidades de ensino híbrido na educação superior, sendo, dessa forma, necessária a análise de tais plataformas para verificar sua viabilidade e possíveis melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu Vieira Machado Júnior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Administração (UniEVANGÉLICA - 2010) e em Engenharia Elétrica (Universidade Federal de Goiás - 1989); Mestrado em Administração (Oklahoma City University - 1997)/Convalidação UnB e Doutorado na área de Estratégia e Organizações em Engenharia da Produção (Unimep - 2009) com Bolsa Sanduíche na University of Northern Iowa, onde atuou como professor visitante com participação em grupos de pesquisa com a Profa. Dra. Donna Wood. É professor Associado da Universidade Federal de Goiás-UFG e também professor da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFG. Também atua como Avaliador Institucional e Avaliador de Cursos na modalidade Presencial e EaD. Profissional atuante no mercado nas áreas de Administração, com ênfase em Gestão, Educação Superior, Planejamento e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de IES e Empresas/Indústrias, Gestão Estratégica, Mercadologia, Ensino de Administração, Ensino de Metodologia Científica, Planejamento, Avaliação Institucional e Gestão. Também, tem interesse nas práticas e o desenvolvimento de parcerias entre a Academia (Universidade), Empresas (Indústrias etc) e Governo. Foi professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Agronegócios - PPAGRO da UFG. Pesquisador da Teoria do Stakeholder e Responsabilidade Social. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq em Gestão, Estratégia, Responsabilidade Social e Teoria do Stakeholder, atuando nas linhas de pesquisa em Competitividade, Teoria do Stakeholder e Responsabilidade Social, Inteligência Competitiva, Novas Abordagens de Marketing e Gestão de IES. Tem experiência em Cursos e em Projetos na Educação Presencial e, também, em Ensino a Distância - EaD.

Steffany Paula Morais dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Pós-Graduada em Comunicação Estratégica na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (2022). (

Márcya Cristina Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2014), inscrita na OAB/GO sob o nº 40.680. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio (2016). Atualmente é servidora pública federal, ocupando o cargo de Auditora na Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2023-01-08