Trajetória científica da teoria dos escalões superiores: estudo das publicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0008

Palavras-chave:

Teoria dos Escalões Superiores, Trajetória epistemológica, Publicações científicas

Resumo

A Teoria dos Escalões Superiores (TES) preconiza que os resultados e processos estratégicos organizacionais são uma função das características gerenciais dos gestores superiores ou gestores de topo. Desde a publicação da TES, pesquisadores ampliaram estudos sobre como as características observáveis da Equipe de Gestão de Topo (EGT) podem ser usadas para explicar a estratégia corporativa. Esta pesquisa tem por finalidade traçar a trajetória das publicações científicas da Teoria dos Escalões Superiores (TES), de modo a evidenciar a epistemologia e as publicações posteriores. A seleção dos artigos segue uma sequência de cinco etapas, quais sejam: definição de palavras-chave; seleção das bases de dados; busca nas bases; leitura dos títulos; e leitura dos resumos. Notou-se que a Teoria é constituída com origem na Teoria Comportamental, no aspecto da escolha estratégica e foco primário na coalizão dominante ao invés de estritamente no executivo-chefe. Destacam-se dez características usuais entre os trabalhos: educação e heterogeneidade/homogeneidade da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Souza Michelon, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é Contadora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutora em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento e orçamento de capital.

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Contabilidade pela Universidade de València-Espanha. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Antonio Cezar Bornia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (85), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (88) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (95). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de produção e Sistemas.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos e aplicações da Teoria da Resposta ao Item. É diretor administrativo da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e Presidente da Associação Brasileira de Custos (ABC). 

Downloads

Publicado

2019-11-21