Qualidade de vida de servidores técnico-administrativos: um estudo em programas de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0007

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Servidores, Instituição de Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-Graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém, ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.

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Biografia do Autor

Rosimeri Maria de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã, FDBU e Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009).

Paula de Souza Michelon, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é Contadora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e aluna do doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento e orçamento de capital.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Atualmente é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES) e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES)

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Publicado

2019-09-29