Governança corporativa: funções administrativas do conselho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0007

Palavras-chave:

Governança, Código de Conduta, Boas Práticas, Auditoria, OPA

Resumo

A governança surge pela necessidade de auxiliar e orientar as companhias nos processos em conjuntura das mudanças globais, e compreendida como um conjunto de ações de incentivo e controle, para minimizar os custos e incentivar as boas práticas, com o objetivo de orientar e reger pelo bem-estar da empresa, sendo o Conselho de Administração seu principal pilar, e por função, zelar ao bom andamento dos processos corporativos, compartilhando informações e novas ideias com o executivo, gerência e operacional. No Brasil, a governança é recente, data dos anos 90, com 80% das instituições em capital fechado, ao contrário das empresas de capital aberto, com negociações em Bolsa de Valores. Para uma boa adequação, faz-se necessário a análise de novos processos, ajustando-se aos novos critérios de mercado competitivo, e seguir o melhor caminho ao crescimento corporativo. A Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, órgãos orientadores, auxiliam os conselhos em quais caminhos seguir e evitar conflitos legais. O conselho necessita estar seguro nas tomadas de decisões, assim como riscos envolvidos, prestigiando seus investidores e acionistas, não diferenciando os grupos acionários atuantes na companhia. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, procura explorar e documentar experiências ligadas às áreas administrativas, Bolsa de Valores, compliance, compartilhamento de informações, e pertinente ao contexto temos as Ofertas Públicas de Ações, que regem e controlam as aquisições de ações no mercado de capitais.

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Biografia do Autor

Celso Candido, Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduação em Sistemas de Informação; Especialização em MBA em Tecnologia da Informação; Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa. Coordenador Acadêmica de Campus, Coordenador de Cursos de Tecnologia, Coordenador de Polo (EAD). Experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em sistemas tecnológicos e de comunicação. Experiência em: Ciência da Computação com ênfase em sistemas tecnológicos e de comunicação; Coordenação Acadêmica de Campus; Coordenação de Curso; Coordenação de Polo (EAD); Professor (cursos relacionados com Tecnologia); Alinhamento de processos com a Diretoria do Campus e a Gerência Acadêmica; Palestras (Tecnologia da Informação e Governança Corporativa); Gestão e desenvolvimento equipes; Planejamento educacionais: atuando na definição de metas e objetivos; Reuniões Acadêmicas: Diretoria / Coordenação de Curso / Professor.

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Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Comunicação e Informação Organizacional