Bons na economia e bons na transparência? Estudo da correlação entre indicadores econômicos e de transparência nos estados brasileiros

Autores

  • Elyrouse Cavalcante de Oliveira Bellini Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliene Gama Tenório Universidade Federal de Pernambuco
  • Maurício Assuero Lima de Freitas Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Miranda Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0009

Palavras-chave:

Administração pública, Transparência, Índices de transparência, Indicadores de gestão fiscal, Correlação

Resumo

Temática cada vez mais discutida no âmbito da administração pública, a transparência pode enriquecer a qualidade da democracia, melhorar a accountability, possibilitar uma maior inserção social e diminuir a corrupção. Assim, refletir sobre a efetividade da transparência reportada pelos entes da federação e os elementos que podem fundamentá-la torna-se cada vez mais relevante. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo verificar se há correlação entre índices nacionais de transparência divulgados pelos órgãos de controle (Controladoria Geral da União - CGU e Ministério Público Federal - MPF) e indicadores econômicos (dos estados brasileiros). Para consecução do estudo, foi feita análise de regressão entre os indicadores citados (transparência e econômicos), com o intuito de verificar se esses explicam aqueles. Adicionalmente, foi feito o teste de correlação dos coeficientes por ordem Spearman com o intuito de ratificar os achados da regressão. Os resultados mostram que os indicadores econômicos (DTP/RCL e DCL/RCL) não explicam os indicadores de transparência apresentados pelos estados (Índice Nacional de Transparência - INT-MPF e o Índice Escala Brasil Transparente- EBT-CGU), visto que os modelos de regressão aplicados não são significativos. Os testes de correlação por ordem de Spearman ratificaram os resultados obtidos. Portanto, não há indícios de que as variáveis estejam correlacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elyrouse Cavalcante de Oliveira Bellini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciências Contábeis-UFPE. Mestra em Ciências Contábeis pela UNB, Especialização em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA/RJ e em Economia pela FAR/ES. Graduada em Ciências Contábeis pela UFAL/AL. Experiência profissional adquirida em contabilidade atuando como profissional autônoma de escritório individual; Experiência em Consultoria Contábil atuando dois anos no Núcleo de Orientação Empresarial do SEBRAE/AL e no FÁCIL/AL; Experiência como Instrutora dos cursos de Contabilidade Geral e Análise de Balanço, Departamento de Pessoal e Novas Técnicas de Administração Financeira e Contábil do Curso Advance - Assessoria em Recursos Humanos Ltda e como Instrutora do curso de Contabilidade Aplicada à Fiscalização da Secretaria Executiva de Fazenda do Estado de Alagoas SEFAZ/AL; Experiência como Professora das matérias de Administração de Custos, Contabilidade Gerencial e Análise de Balanço dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Fazendária do Centro Tecnológico Federal ( CEFET/AL), professora da SEUNE/AL lecionando as matérias Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Ética Profissional e Controladoria e no CESMAC/AL Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Custos, Ética Contábil e Profissional e Contabilidade Aplicada às Empresas Imobiliárias. Atuou como palestrante do SEBRAE/AL pelo Programa Brasil Empreendedor sobre Como e Porque Legalizar uma Empresa. Exerceu o cargo de Técnica de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL). Foi Coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis da FAJOLCA/IPOJUCA-PE e Coordenadora e Professora do Curso de Ciências Contábeis da FITS/AL, além de professora de diversos cursos de Pós-Graduação, CESMAC/AL, FITS/AL, FUNESA/AL, a nível de Especialização e Diretora de Auditagem de Controladoria Geral do Estado de Alagoas. Participa de algumas comissões técnicas de Encontros da área contábil. Atualmente sou Vice Coordenadora e professora assistente I do Curso de Ciências Contábeis da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, ministrando as disciplinas de Perícia Contábil, Contabilidade Básica, Contabilidade Comercial I, Normas Contábeis, Metodologia, Auditoria e Controladoria Pública e Análise das Demonstrações Contábeis. (20/12/2016).

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (1996). Graduado em Ciências Contábeis pela Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru (2003). Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007). Empresário do setor de telefonia móvel. É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Hotelaria e Turismo. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Hotelaria e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, teoria da decisão, processo decisório, contabilidade geral, contabilidade gerencial, contabilidade de custos, teoria da contabilidade, análise das demonstrações contábeis, metodologia da pesquisa, trabalho de conclusão de curso. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Pernambuco. 

 

Juliene Gama Tenório, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis (2002) , Pós Graduação em Contabildiade e Controladoria (2004) e Mestrado em Contabilidade (2007). Tem experiência profissional na área Controladoria e Auditoria na esfera privada e em Gestão Estratégica e Orçamento Público ma esfera Pública, atualmente ocupa o cargo público de Gerente Geral de Orçamento do Município de Recife.

Maurício Assuero Lima de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Matemática e em Economia com graduações concluídas em 1985 e 1998, respectivamente, na Universidade Federal de Pernambuco e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Economia pelo PIMES- Programa de Pós Graduação em Economia/UFPE. Foi coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE, 2006) e em novembro de 2011 foi designado para assessoria do Pró-Reitor de Pesquisa, mas janeiro de 2012 assumiu, interinamente, a Diretoria de Assistência Estudantil, contribuindo com a implantação da PROAS - Pró Reitoria para Assuntos Estudantis. Retornou à PROPESQ em abril de 2012, onde ficou até julho de 2014, ocasião em que foi designado assessor do Reitor para assuntos da Fundação de Apoio, com função equivalente a Secretário Adjunto. Em fevereiro de 2019 foi designado Secretário Executivo da Fundação de Apoio. Atualmente é professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais com disciplinas na graduação de Ciências Atuariais e na Pós graduação de Contábeis e de Genética da UFPE. Tem interesse nas áreas de Economia, Contábeis e Atuariais com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, orientandos para avaliação de políticas públicas relacionadas com transparência e saúde, destacando interesse nos seguintes temas: finanças, transparência, economia, atuárias, métodos quantitativos aplicados, tributação, bioestatística, meio ambiente, dentre outros.

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

O Prof. Luiz Carlos Miranda, Ph.D. é Professor Titular do Depto. de C. Contábeis e Atuariais da UFPE. Concluiu o Ph.D. no Program In Agribusiness, na University of Illinois, em 1997. Professor Visitante da Universidade de Kansas (jun/2012-jun/2013 onde realizou pesquisas sobre controles internos) e do POLIMI ? Instituto Politécnico de Milão (2010 - onde lecionou custos para projetos). É Editor da RIC - Revista de Informação Contabil e membro do conselho editorial de varios periódicos. É Professor do Mestrado em C.Contabeis da UFPE e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de cem trabalhos em anais de eventos, além de capítulos de livros publicados. Orientou mais de 20 dissertações de mestrado e 1 de doutorado, além de ter orientado vários trabalhos de iniciação científica nas áreas de Contabilidade, Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Informação. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre utilização da contabilidade gerencial nas pequenas e medias empresas. Atua na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Gerencial Controladoria e Custos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 60 colaboradores, em co-autorias de trabalhos científicos. Suas áreas de atuação, como pesquisador e consultor incluem: Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Indicadores de desempenho gerencial, Medição de Desempenho Organizacional, Supply Chain Management, Controladoria.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)