O trabalho do contador: um estudo realizado em instituições federais de ensino de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.001.0007

Palavras-chave:

Trabalho, Contador, Instituições Federais de Ensino

Resumo

Esta pesquisa objetiva caracterizar a percepção dos contadores a respeito do trabalho que realizam em Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (IFE/SC) e sua contribuição para gestão e sociedade. Os sujeitos da pesquisa são 41 (quarenta e um) contadores lotados e em exercício nas IFE/SC. Esta pesquisa apoia-se em uma abordagem metodológica qualitativa e como instrumento para coleta de dados utilizou-se a estratégia do questionário. Dessa forma, elaborou-se o instrumento de coleta de dados com o intuito de identificar o nível de formação dos contadores das IFE/SC, bem como o tempo de atuação nas instituições; a compreensão do contador a respeito do ofício realizado, do seu desenvolvimento profissional e sobre a contabilidade; e a percepção do contador acerca do espaço que a contabilidade possui na instituição e quanto à participação do contador na gestão da instituição e na sociedade. Para realizar a análise de conteúdo, fez-se uso da observação categorial descrita por Bardin (2009), que organiza as categorias a partir da totalidade do texto. A fim de dar suporte às considerações utilizaram-se os principais autores MOW (1987), Migliaccio Filho (1994), Silva (2003), Alves et al. (2007), Tolfo et al. (2007), Tonin et al. (2007), Cardoso et al. (2006) e Slomski et al. (2010). Das respostas verificadas, identificaram-se as prerrogativas da ocupação do contador, haja vista que as atividades desempenhadas estão centradas na forte presença de uma rotina em que se evidencia um trabalho mecanizado, repetitivo cuja premissa está centrada na individualização e não na compreensão de todo o processo de trabalho. Apesar da ênfase na repetição, as respostas apontam para o trabalho executado, para a primazia pelo conhecimento técnico e para ética no que se realiza, ainda que esta direcione ao que se realizou. Quanto ao desenvolvimento profissional, as respostas indicam a formação continuada centrada em práticas contábeis rotineiras. Em relação ao espaço que a contabilidade ocupa nas instituições, a compreensão dos contadores é que esse espaço cresce e que os serviços desempenhados pelo contador contribuem para a tomada de decisão da gestão. Desse modo, verifica-se que os profissionais compreendem o produto do trabalho realizado e os benefícios reais para as instituições. Entretanto, os resultados apontam que os contadores possuem dificuldades para compreender o alcance do serviço para a sociedade, e isso impacta no sentido do valor que esse tem para o profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Karine Sardá Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina em 2018. Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil pelo Instituto de Consultoria Educacional e Pós-Graduação (ICEP) e Certificadora FACESP. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, tem seu registro no CRC/SC sob o n 36426/O-4.

Marcos Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNIVILLE(1986), graduação em Licenciatura Plena Para 2º Grau pela UDESC (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela UNICAMP (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Pós-Doutorado em Ciências Contábeis pela UFBA (2015). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, ensino de graduação, educação, ensino e terceiro setor. Exerceu o cargo de Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSC de 2004 a 2008 e foi Presidente Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, de 2007 a 2008. É coordenador do NETEC - Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade. Desenvolveu e criou a Revista Contemporânea de Contabilidade. Professor no curso de graduação e Pós-Graduação de Ciências Contábeis da UFSC. Exerceu a Presidência do Colegiado de Graduação UFSC; Coordenou curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade; Desenvolveu pesquisas para MEC/SETEC; Consultor ad hoc. Escritor no gênero poesia; Recebeu prêmio Mérito Literatura Catarinense. Categorias de interesse: Educação e Trabalho em Ciências Contábeis; Formação de Professor; Docência no Ensino Superior; Ensino e Pesquisa em Ciências Contábeis; História e Memória. 

Downloads

Publicado

2018-09-24