A implantação do teletrabalho em uma fundação de saúde do Amazonas na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.004.0005

Palavras-chave:

Implantação do Teletrabalho, Gestão em Saúde Pública, Serviços Essenciais, Pandemia Covid-19

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever como ocorreu o processo de implantação do teletrabalho em uma Fundação do Sistema de Saúde do Estado do Amazonas no período da pandemia da Covid-19. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com oito gestores da Fundação e pesquisa documental. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo e categorizados com o auxílio do software Atlas.ti. Foi identificado decretos governamentais que possibilitaram o início do uso da modalidade, devido a pandemia. A adoção da modalidade no órgão se assemelhou com órgãos mais experientes no uso do teletrabalho. A implantação simultânea do Sistema Integrado de Gestão de Documentos (SIGED), responsável pela digitalização e modernização dos processos da Fundação, facilitou o trabalho dos servidores. O estudo explora a temática do teletrabalho nos chamados serviços essenciais e oferece informações relevantes para a gestão em saúde pública, especialmente sobre a implementação do teletrabalho em serviços públicos essenciais. Os resultados podem auxiliar administrações públicas na adoção da modalidade de teletrabalho para além da pandemia.

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Biografia do Autor

Yasmin Bentes Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Possuo graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Pós-graduanda em Relações Institucionais, Governamentais e Compliance pela Escola de Contas Públicas do TCE/AM, em parceria com a UNIALFA-FADISP. Atuei na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas por 2 anos como Estagiária e 3 anos como Assistente Administrativo na área de Recursos Humanos/Folha de Pagamento (2017-2022). Atualmente trabalho na Câmara Municipal de Manaus, ocupando o cargo de Gerente de Treinamento e Desenvolvimento na Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony (2023).

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002), mestre em Administração pela UFSC (2005) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2011). Docente e pesquisadora em universidades públicas e privadas há 18 anos. Desde 2015 é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas UFAM. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, gestão de pessoas e comportamento humano nas organizações. Desde 2017 é professora tutora do Programa de Educacional Tutorial - PET ADM, onde coordena um grupo de 12 discentes bolsistas e 6 discentes voluntários e proporciona condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do curso de graduação em administração.

Maurício Brilhante de Mendonça, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2013) e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e especialista em Varejo pela FGV (2001). É Professor Associado II da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Áreas de interesse: Administração Pública, Políticas Públicas, Governo e Sociedade Civil, Governo subnacional, Governo Local, Planejamento de Longo Prazo, Prospecção de Cenários, Demografia de Mercado, Demografia Econômica, Desenvolvimento Regional, Manaus, Amazônia, Pesquisa de Mercado, Estruturas e Estudos Organizacionais, Gestão de Serviços, Empresas do Varejo, Entretenimento e Lazer e Movimentos Sociais Organizados.

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Publicado

2023-12-29