Estudo bibliométrico das principais teorias organizacionais publicadas sobre privatizações brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0002

Palavras-chave:

Privatização, Organização pública, Teorias organizacionais, Bibliometria, Brasil

Resumo

As teorias organizacionais conquistaram avanços nas diversas organizações públicas, buscando compreender e explicar a complexidade envolvida nessas relações. O objetivo deste artigo é fazer um estudo bibliométrico sobre as teorias organizacionais mais utilizadas na produção científica acerca das privatizações públicas brasileiras dos autores que mais contribuíram sobre o tema, utilizando, para tal, a base de dados Web of Science. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, cujo objetivo da pesquisa é ser descritiva e utiliza-se a abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa com uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as teorias organizacionais mais citadas foram a Teoria da Escolha Pública e a Teoria Institucional, o autor com mais publicações é Rui Cunha Marques, as palavras-chave mais utilizadas foram Privatization e Brazil, o país que mais publicou foram os Estados Unidos (USA), dentre as 20 Instituições de pesquisa que mais contribuíram, apenas 6 são brasileiras, a revista científica que mais publicou foi a Humanidades & Inovação, destaca-se ano 2020 com mais publicações, a categoria do Web of Science em que os trabalhos mais se enquadraram foi economics, e por fim, a linguagem de predominância nas publicações é a inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Jinny Ferreira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2005), especializações em Redes de Computadores pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNINTES (2008) e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2014) e mestranda em Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2023) atuando principalmente nos seguintes temas: brasil, organização pública, administração pública, teorias organizacionais e administração de empresas.

Karolina Gomes Nunes Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Administração pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho(2017). Atualmente é Assessor Técnico do Ministério Público do Estado de Rondônia.

Edilson Bacinello, Universidade Federal de Rondônia

Pós Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2019). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB (2018). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia_UNIR e desenvolve pesquisas na área de Sustentabilidade Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa e Inovação Sustentável. Tem experiência nas áreas de auditoria, controladoria, gestão de custos, tributação e perícia contábil. 

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2020), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2000). Atualmente é professora titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Professora Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIR). Tem experiência profissional em auditoria e controladoria em empresas privadas. Realiza pesquisas acadêmicas abordando os seguintes temas: Práticas para Sustentabilidade em empresas públicas e privadas; Divulgação de empresas nos Relatórios de Sustentabilidade; Gestão do Conhecimento e Turismo Ecológico. 

Downloads

Publicado

2023-01-09