Análise bibliométrica da produção científica sobre logística reversa (2017-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0006

Palavras-chave:

Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Análise Bibliométrica

Resumo

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica na base Web of Science sobre Logística Reversa, no período compreendido de 2017 a 2021. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, tendo como procedimento metodológico a realização de uma análise bibliométrica. Os dados foram coletados na base de dados Web of Science mediante acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal entre 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021. Foram utilizados para a análise dos dados os softwares RSudio e VOSviewer, os pacotes bibliométricos Bibliometrix e Biblioshiny. Como resultados, identificou-se 506 artigos, sendo que as maiores produções científicas são oriundas da China, do Brasil e da Índia. O ano que mais houve publicações foi 2019, com 99. As fontes mais relevantes, são: Journal of Cleaner Production; Sustainability; e Waste Management & Research. As principais coocorrências de palavras-chave são: logística reversa, sustentabilidade e economia circular. Já a frequência de palavras-chave são: modelo, gestão e projeto. Com relação a coautoria entre países, têm-se a prevalência de China, Índia e Irã. Já os autores mais relevantes, têm-se: Govindan, K.; Rameezdeen, R.; e Chileshe, N. Com relação a cocitação entre autores, houve prevalência de Govindan, K., Fleischmann, M. e Rogers, D. S. No que concerne as referências mais relevantes em âmbito internacional, têm-se: Govindan (2015; 2017); Agrawal (2015); Fleischmann (1997). Por fim, a partir dos resultados, conclui-se que a produção científica acerca da logística reversa é de suma relevância, considerando que por meio dela é possível minimizar perdas relacionadas a devoluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Françoan de Oliveira Dias, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Gestão Pública e Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdade UniBF. Especialista em Gestão em Saúde pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Agronegócio pela Faculdade Serra Geral (FSG). Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Iguaçu (FI). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos Fundos Estaduais de Recursos Hídricos e as Indicações Geográficas no Estado do Amazonas. 

Helma dos Santos Bonfim, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Atualmente sou servidora pública efetiva da Universidade Federal de Rondônia. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Compras e Contratos e em atendimento ao público. Gosto de lidar com pessoas, atender ao público e trabalhar tanto em equipe como individualmente e me interesso em aprender coisas novas.

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2020), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2000). Atualmente é professora titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Professora Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIR). Tem experiência profissional em auditoria e controladoria em empresas privadas. Realiza pesquisas acadêmicas abordando os seguintes temas: Práticas para Sustentabilidade em empresas públicas e privadas; Divulgação de empresas nos Relatórios de Sustentabilidade; Gestão do Conhecimento e Turismo Ecológico.

Edilson Bacinello, Universidade Federal de Rondônia

Pós Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2019). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB (2018). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia_UNIR e desenvolve pesquisas na área de Sustentabilidade Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa e Inovação Sustentável. Tem experiência nas áreas de auditoria, controladoria, gestão de custos, tributação e perícia contábil.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade