Sustentabilidade: análise bibliométrica na base de dados Web Of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0013

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Sustainability, Bibliometria, Web of Science

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre sustentabilidade, na base de dados Web of Science. A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica. Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. Com a presente pesquisa foi possível identificar a produção de cada ano, os países, os idiomas, as principais palavras-chave, as principais áreas temáticas, os autores que mais publicaram e identificar as contribuições mais relevantes. O trabalho justifica-se por tratar de um tema interessante, que nos permite traçar um panorama sobre a produção científica sobre sustentabilidade, servindo de parâmetro para novas pesquisas no meio acadêmico. Como critério de seleção dos dados foram inseridos nos campos de busca os termos “Sustentabilidade OR Sustainability”. Como forma de delimitar a pesquisar, foram considerados somente os títulos de artigos no período de 2017 a 2021, sendo analisados 18.036 artigos. A pesquisa identificou um crescimento da produção científica que trata sobre a sustentabilidade. Constatou que os Estados Unidos foi o país que mais publicou; identificou os autores que mais produziram e identificou também, os principais pesquisadores e suas contribuições no tema da sustentabilidade. Para pesquisas posteriores sugere-se a realização de um estudo que contemple um período maior de tempo, possibilitando uma maior compreensão da produção científica que trata da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leciandra Doring Lauros, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Administração pública pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2022). Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2016). Graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Cacoal (2010). Atualmente é administradora do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. 

Carmozina Gomes Teixeira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2014). Atualmente é servidora pública da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2020), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2000). Atualmente é professora titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Professora Titular do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIR). Tem experiência profissional em auditoria e controladoria em empresas privadas. Realiza pesquisas acadêmicas abordando os seguintes temas: Práticas para Sustentabilidade em empresas públicas e privadas; Divulgação de empresas nos Relatórios de Sustentabilidade; Gestão do Conhecimento e Turismo Ecológico.

Edilson Bacinello, Universidade Federal de Rondônia

Pós Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2019). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB (2018). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia_UNIR e desenvolve pesquisas na área de Sustentabilidade Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa e Inovação Sustentável. Tem experiência nas áreas de auditoria, controladoria, gestão de custos, tributação e perícia contábil.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Responsabilidade Socioambiental Corporativa