Inclusão financeira e a terceira idade: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0002

Palavras-chave:

Inclusão financeira, Revisão bibliométrica, Revisão sistemática, Terceira idade

Resumo

A inclusão financeira é um tema de grande importância, que vem ganhando destaque principalmente em países em desenvolvimento. O objetivo deste estudo é identificar, a partir de publicações científicas na área das Ciências Sociais, como a inclusão financeira para pessoas da terceira idade é abordada. Além disso, o estudo possui como objetivos específicos: realizar uma análise bibliométrica e sistemática da literatura utilizando o ProKnow-C; identificar qual é a definição de inclusão financeira a partir dos estudos encontrados; e verificar quais os impactos da inclusão financeira para idosos na economia. Utilizou-se o método ProKnow-C para a realização da pesquisa. Para isso, foram compreendidas seis bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, Web of Science, SocINDEX, OASISBR e Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). A busca nas bases foi realizada por intermédio do cruzamento das palavras-chave inclusão financeira e idosos, considerando os idiomas português, espanhol ou inglês. Por fim, foram selecionados 14 artigos, os quais permitiram a elaboração de uma sintetização das definições de inclusão financeira, além da identificação da relação com fatores sociodemográficos, com foco na influência da idade no uso de serviços financeiros. Os resultados obtidos mostram que há lacunas na literatura, havendo a necessidade de novos estudos na área, aprofundando a relação entre a população de maior idade e a economia, visto que a redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida fazem com que os idosos ocupem uma parcela significativa da população mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2022. Tecnólogo em Gestão em Recursos Humanos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci em 2020. Possui experiência na Administração Pública de Santa Catarina como Técnico em Atividades Administrativas (2020-2022). Atuou como estagiário de Planejamento e Controle de Materiais na Intelbras S/A (2020). Formação complementar em Microsoft Office Excel Avançado, Inglês Avançado, Programação Web, e Empreendedorismo.

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina. Doutora e mestre em Administração pela UFSC com ênfase em Finanças Comportamentais e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)