Fatores determinantes da satisfação de discentes: um estudo com universitários

Autores

  • Everton Anger Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ani Caroline Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Luiza Paraboni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0002

Palavras-chave:

Satisfação, Discentes, Percepção de Alunos

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal investigar a percepção dos discentes acerca do Envolvimento do Professor, Organização do Curso, Interesse do Estudante, Interação Professor-Estudante e Demanda do Curso, bem como com a satisfação do curso. Em seguida, analisou-se a influência de cada um dos fatores para a satisfação com o curso. Os dados foram coletados junto a 640 acadêmicos de uma instituição privada no interior do Rio Grande do Sul e analisados com o auxilio do software SPSS 17.0® e Eviews 7.0. Como ferramenta de analise utilizou-se a estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória, Correlação de Pearson e uma Regressão Linear Múltipla. Os principais resultados evidenciam que os discentes estão satisfeitos com o curso, sendo o Interesse do Estudante o fator mais enaltecido e a Demanda do Curso o fator mais criticado. Identificou-se associações moderadas e positivas entre os fatores Organização do Curso, Interesse do Estudante, Envolvimento do Professor, Interação Professor-Estudante e a variável satisfação, indicando que alterações nesses fatores estão associadas com a satisfação com o curso. Por fim, os resultados da regressão linear indicam a influência positiva dos fatores Organização do Curso e Interesse do Estudante sobre a variável satisfação com o curso. Tais resultados permitem a constatação de que, os fatores mais relevantes para a satisfação ou insatisfação dos discentes são a Organização do Curso e o Interesse do Estudante.

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Biografia do Autor

Everton Anger Cavalheiro, Universidade Federal de Pelotas

É Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), especialização (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2007 e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2010. Atualmente é Doutorando em Administração, ênfase em Economia, Controle e Finanças, com linha de pesquisa em Finanças. Seus interesses em pesquisa são: Finanças Comportamentais e Métodos Quantitativos aplicados em Finanças; previsibilidade de mercados, wavelets e Inteligência Artificial através de Redes Neurais Artificiais (RNA) e algoritmo genético.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

Ani Caroline Potrich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013). Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração Financeira, com ênfase em Finanças Comportamentais. Atuando principalmente na gestão administrativa, gestão financeira e finanças comportamentais, tendo como tema principal de pesquisa a alfabetização financeira.

Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente no seguinte tema finanças comportamentais (alfabetização financeira, propensão ao endividamento, percepção de risco, comportamento de risco, materialismo, compras compulsivas).

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora de Iniciação Científica com ênfase em Finanças Comportamentais.

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Publicado

2014-01-31