Análise da implementação da Lei nº 13.303/16 de governança corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0016

Palavras-chave:

Gestão pública, Políticas públicas, Governança corporativa, Transparência pública

Resumo

Pesquisas sobre governança corporativa no âmbito das empresas estatais revelam-se pertinentes pela importância dessas empresas para toda sociedade, assim como dificuldades à governança que permeiam as empresas sob a gestão pública, considerando questões administrativas, jurídicas e econômicas que envolvem os propósitos das políticas públicas nas quais estão inseridas. O advento da Lei n° 13.303/16 busca disciplinar a política da governança nas empresas públicas e sociedades de economia mista que exploram atividade econômica nos âmbitos federal, estadual e municipal, definindo mecanismos de governança de observância obrigatória pelas estatais objetivando melhorar resultados e aprimorar o desempenho organizacional.  O presente estudo parte da discussão acerca do estágio da implementação de políticas públicas em suas diferentes perspectivas, conforme as pesquisas em suas três gerações, bem como, nos resultados, analisando a efetiva implementação da Lei das Estatais e sua relação com o aperfeiçoamento dos mecanismos de governança corporativa, com o objetivo de acompanhar a performance da governança nas empresas estatais federais, assim como mensurar o implemento das disposições exigidas pela Lei n° 13.303/16. Caracteriza-se como um estudo documental qualitativo partindo da revisão bibliográfica em trabalhos científicos nacionais e internacionais publicados em bases de dados digitais que reúnem artigos científicos, teses e dissertações, e em documentos oficiais publicados em canais de transparência pública governamental. Os documentos foram analisados utilizando o método da Análise de Conteúdo (AC) obedecendo as etapas propostas por Bardin (2006), e compreendeu, em primeiro lugar uma pré-análise, em seguida, a exploração do material e finalmente, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação a partir de dados coletados em publicações em sítios oficiais do Indicador de Governança Estatal – IGSEST, de domínio público no Brasil contextualizados na análise dos resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila da Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Advogada especialista em Direito Administrativo, servidora pública federal vinculada ao Ministério da Educação com experiência na área de gestão pública. Ao longo da trajetória profissional, foi Analista Previdenciária do Estado de Pernambuco, revisora e auditora dos processos internos de benefícios previdenciários.

Thiago Nery da Cunha, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI, MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa, especializações em Direito Administrativo, Gestão da Produção e Logística Empresarial, Administrador de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. É Analista Administrativo de carreira do Poder Executivo Federal em exercício na estatal Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB ocupante da função de Gerente Substituto da Gerência de Desenvolvimento e Suporte Estratégico e Encarregado do Setor de Apoio à Logística e Gestão da Oferta, com ampla experiência em cargos de gestão tendo exercido as funções de Gerente da Gerência de Operações e Suporte Estratégico, Gerente de Finanças e Administração, Assistente de Superintendente Regional e Superintendente Regional Substituto. Atuou como Professor Universitário nos cursos de Administração do Centro Universitário Meta - UNIMETA e do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. É pesquisador na temática de Estratégia nas Organizações com eixo em Gestão e Governança Corporativa.

José Marconde Souza da Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando em Administração (UNIVALI 2022/2024). Mestre em Administração pela UNIVALI (2019/2021). Especialista em perícia, auditoria, controladoria e gestão financeira pela FAAO (2018). Graduação em Administração pelo Instituto de Ensino Superior do Acre/ UNINORTE (2008). Atuou como Coordenador Adjunto de Pós Graduação da U:VERSE. Atuou como Adjunto de CPA da U:VERSE (comissão própria de avaliação) e ainda como professor Universitário no Centro Universitário U:VERSE. Tem experiência na área de Administração, teoria e prática.

Publicado

2023-01-08