A influência da religiosidade no materialismo de fiéis católicos do estado de Santa Catarina

Autores

  • Bárbara Rafaela Zen de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luise Lago Universidade Federal de Santa Catarina
  • Martin de La Martinière Petroll Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7280-9202

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0006

Palavras-chave:

Materialismo, Consumo, Religião, Religiosidade

Resumo

No processo de compra existem diversos aspectos que influenciam o consumidor, desde racionais até emocionais. Um destes aspectos é a valorização dada à obtenção de posses, que caracteriza o materialismo. A religião e a religiosidade estão também relacionadas ao bem estar psicológico, social e emocional do indivíduo. Considerando que a maior parte da população brasileira se declara pertencente à religião católica, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da religião no materialismo entre os fiéis católicos residentes em Santa Catarina. Para a realização do estudo foram coletados 272 questionários aplicados via online e que continham duas escalas: a Escala Brasileira de Valores Materiais e a Escala de Religiosidade de Duke. Encontrou-se que não houve correlação significativa entre gênero, idade e renda com materialismo; porém, os católicos que possuem alta religiosidade intrínseca - aquelas ligadas a fatores psicológicos e convicções pessoais - possuem um menor grau de materialismo do que aquelas que possuem baixa religiosidade intrínseca. Conclui-se, portanto, que o grau materialismo pode ser influenciado pelas crenças pessoais quando vividas de forma intrínseca, porém os dados não podem ser generalizados. Sugere-se ainda pesquisas que contenham respondentes com baixa religiosidade ou sem religião para comparar ao grupo do estudo.

 

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Biografia do Autor

Bárbara Rafaela Zen de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (2019).

Luise Lago, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2019). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Martin de La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto C3 do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC). Doutor (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período de doutorado-sanduíche na Boston College (Boston/MA/EUA). Mestre (2007) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado (2003) em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC) e do Curso de Graduação em Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Comportamento do Consumidor, Varejo, Comunicação. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO). 

Publicado

2023-01-08