Aprendizagem organizacional em tempos de crise: uma análise teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0010

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Crise, Pandemia

Resumo

A aprendizagem organizacional vem se consolidando como fundamental para responder as mudanças vivenciadas pelas organizações. Esta pesquisa, de natureza teórico-empírica, discute o processo de aprendizagem organizacional em momentos de crise. O estudo tem como base as principais teorias sobre o processo de aprendizagem individual e organizacional. Os resultados apontam a aprendizagem organizacional como um fenômeno complexo e demonstra que para a superação das crises organizacionais não há um caminho exclusivamente traçado. É necessária uma sólida formação técnica e teórica e ações que depreendem da empiria e da compreensão do ambiente, associada à aprendizagem contínua, a inovação e a capacidade prototipar, experimentar, realizar correções rápidas, improvisar e melhorar continuamente o sistema para que se torne cada vez mais adaptável e flexível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Costa Santos Bomfim, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnologica da Bahia, pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela ABEC - Fundação Visconde Cairu, Mestrado em Gestão da Segurança Social e Políticas Públicas pela Universidade Feral do Recôncavo da Bahia com estudos realizados na linha de Ciência, Tecnologia e Inovação. Profissionalmente atua como Gestor de Gente e Gestão na industria química no Pólo Petroquímico de Camaçari com conhecimentos em Lean Manufacturing, Mudança de Cultura, Cultura de Alta Performance, Talent Management, Recrutamento e Seleção, Projetos Sociais, Programa de Estágio e Aprendizagem, Sistema de Gestão Integrada, Comunicação Interna e Budget. Também leciona disciplinas na área de Administração e RH em Faculdades de Salvador e Região Metropolitana.

Eudaldo Francisco dos Santos Filho, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Desenho Industrial, pela Universidade do Estado da Bahia, especialização em Administração Pública com Aprofundamento em Gestão, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e especialização em Design de Produto, pela Universidade do Estado da Bahia. Mestrado em Desenho, Cultura e Contemporaneidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Curso de Design UNEB. Compõe o corpo docente do Doutorado em Difusão do Conhecimento UNEB/UFBA/IFBA, Mestrado Profissional em Segurança Pública UGFBA e Programa de pós graduação em Artes Visuais da UFBA. Perito Técnico do Departamento de Polícia Técnica especialista em Representação Facial Humana. É Coordenador do LBI - Laboratório de Biometria e Imagem UNEB.

Publicado

2023-01-08