Mapeamento de processos de incubação de empresas: uma proposta baseada em BPM adaptada ao modelo cerne de gestão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0014Palavras-chave:
Empreendedorismo, Incubadora de empresas, Gestão de processos de negóciosResumo
A valorização da inovação tecnológica tem impulsionado o empreendedorismo Incubadoras e valorizado a atuação das Empresas de Base Tecnológica. Porém os processos desenvolvidos por estes ambientes ainda carecem de ajustes e gestão. O presente estudo é contribuir para a gestão do processo de incubação de empreendimentos inovadores na Rede de Incubadoras de Tecnologia da UEPA (RITU) através da proposta do mapeamento de seus processos baseados em BPM (Business Process Management) alinhado às diretrizes do Modelo CERNE de Gestão. Foi realizada a revisão da literatura, identificação das atuais concepções dos processos de inovação de empresas. Em Estado de diagnóstico atualizado e de mapeamento dos processos atuais da RITU (Mapa Atual – MEA, que viabiliza a avaliação sobre a manutenção ou seleção de processos de novos processos, bem como à proposta de processos, resultando em um Mapa de Transição. Os processos propostos são mais adequados e os objetivos da RITU, apresentados em um mapa de Estado futuro mais adequado. Como resultado, foi planejado os processos internos, com objetivos e planos institucionais, assim como a gestão atualizada e sistemática à maturidade dos empreendimentos incubados, direcionados pelos processos de desenvolvimento dinâmicos e atuais, planos claros, processos fundamentados e organizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.