A lei 13.460/2017 em Sergipe e o papel do tribunal de contas do estado: plano de ação concebido a partir da análise situacional em unidades gestoras de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0023

Palavras-chave:

Lei 13.460/2017, Inefetividade, Obstáculos, Tribunal de Contas, Plano de Ação

Resumo

A Lei 13.460/2017 representou notável avanço na proteção dos destinatários dos serviços públicos, com inovações essenciais à garantia da participação social, à defesa dos direitos dos cidadãos e à busca por uma prestação de serviços adequada, tais como: carta de serviços ao usuário, conselho de usuários de serviços públicos, avaliação continuada dos serviços públicos, canal de manifestações na ouvidoria pública e relatório de gestão anual da ouvidoria. O normativo é de grande relevância ao aprimoramento do controle social e à melhoria dos serviços públicos, o que está plenamente relacionado com as competências institucionais dos Tribunais de Contas. O presente estudo foi, então, conduzido com o objetivo de analisar como os poderes executivos existentes em Sergipe estão cumprindo as diretrizes da referida lei, visando delineamento de análise situacional e de propostas de encaminhamentos para o Tribunal de Contas do Estado. O referencial teórico foi desenvolvido a partir da análise de estudos relacionados à Lei 13.460/2017 e às Cortes de Contas. Em termos metodológicos, utilizou-se estratégia de estudo de caso único com múltiplas fontes de dados, mediante questionários enviados para prefeituras municipais que tiveram gestores reeleitos e Governo do Estado de Sergipe. Os resultados evidenciaram o funcionamento precário ou inexistente da maioria das inovações concebidas pela legislação e os obstáculos remanescentes à efetividade da legislação em comento. Em atenção à análise situacional e às relevantes competências constitucionais do Tribunal de Contas do Estado, foram, então, formatadas as propostas de encaminhamentos visando, com isso, possibilitar a plena realização das diretrizes constantes na norma entre as unidades administrativas jurisdicionadas da Corte de Contas Sergipana.

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Biografia do Autor

Vinícius de Souza Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Servidor público federal, advogado e consultor. Mestre em Administração Pública (UFS). MBA em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental (Fanese). Pós-graduado em Direito do Estado (Faculdade Social da Bahia). Graduado em Direito (UFS). Ao longo da carreira no serviço público (iniciada em 2006), desempenhou as competências de Chefe da Divisão de Administração, Gestor Financeiro, Pregoeiro Oficial da Administração Pública Federal, Gestor de Contratos Administrativos e membro de Comissões (Permanente de Licitações, de Leilões Administrativos e de Tomada de Contas Especiais). Cedido ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, exerceu os cargos de Assessor Técnico Especial (2014-2015), Chefe da Assessoria Jurídica (2016-2017), Diretor Técnico Substituto (2017), Coordenador de Controle e Inspeção (2018-2019) e Assessor de Gabinete de Conselheiro (2020). No exercício da advocacia (iniciado em 2011), atuação no contencioso e no assessoramento jurídico preventivo. Atualmente, Chefe da Divisão Operacional do Incra, advogado autônomo e colaborador do Instituto Protege Brasil Ltda. 

César Henriques Matos e Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professor adjunto IV do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (DAU/UFS). Desde agosto de 2021 diretor do Campus Laranjeiras. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFS). Foi chefe de departamento e coordenador de curso entre dezembro de 2012 e outubro de 2014. Lider do Grupo de Pesquisa Territórios Urbanos (CNPq/UFS), Professor visitante (estágio pós-doutoral) 2016-2017 na Technische Universität Berlin (TU Berlin), Instituto de Sociologia (bolsa CNPq). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2009), com estágio de doutorado na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha (2007), bolsa CAPES; Mestre em Urbanismo pela Universität Kassel, Alemanha (1997); Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1990). Desenvolve pesquisas sobre espaço público, centralidade urbana, mobilidade urbana, entre outras. 

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Publicado

2021-11-08