As dinâmicas de interação em uma incubadora de empresas de base tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0017%20Palavras-chave:
Dinâmica da incubação, Interação em incubadoras, Incubadora tecnológica, Fundadores de startupsResumo
Esta pesquisa foi realizada em uma incubadora de empresas de base tecnológica localizada no Rio Grande do Sul, e teve como objetivo analisar as diferentes formas de interação entre os envolvidos no processo de incubação de empresas. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicadas junto aos fundadores de startups incubadas, com foco na história de vida, trajetória profissional e processo de incubação. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo das entrevistas, baseada em Bardin (2011). Como resultado foi possível identificar, a partir da perspectiva dos fundadores, as diferentes formas de interação que ocorrem dentro da incubadora, possibilitando a análise de pontos positivos como: bom relacionamento entre os incubados e a direção da incubadora; e barreiras a serem superadas no processo de incubação, tais como: necessidades de interação com investidores e agências de fomento. A partir disso, foi possível elaborar um plano de ação para dinamizar as diferentes formas de interação em uma incubadora de empresas. Como implicação prática, esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo de incubação, e do papel das incubadoras para o desenvolvimento das empresas em formação, no intuito de consolidá-las e torná-las competitivas frente ao mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.