Atitude empreendedora: uma análise da produção científica no web of science no período de 2005 a 2014

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Silveira Goulart Universidade Federal de Santa Maria
  • Italo Fernando Minello Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0013

Palavras-chave:

Atitude Empreendedora, Atitude empreendedora, Bibliometria, análise bibliométrica, Administração

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar o cenário das pesquisas nas áreas de empreendedorismo e comportamento empreendedor, especificamente atitude empreendedora (entrepreneurial attitude) na base de dados Web of Science, incluindo a caracterização da produção, dos aspectos metodológicos e dos temas correlatos. O trabalho descritivo e quantitativo, de natureza bibliométrica, busca levantar as características da produção acadêmica, para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, na qual foram investigados 460 artigos publicados no período de 2005 a 2014, no Web of Science, objetivando ampliar o conhecimento referente às publicações relacionadas a atitude empreendedora (entrepreneurial attitude) e o empreendedorismo (entrepreneurship). Inicialmente foi identificado o total de publicações, sendo caracterizados por suas áreas temáticas, tipos de documentos, ano das publicações, autores, agências financiadoras e instituições, países, idiomas e, por fim, foi analisado o índice h-b e o índice m, observou-se que as publicações sobre o tema atitude empreendedora estão crescendo a cada ano, o que contribui para área econômica, o empreendedorismo é considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social, o sujeito empreendedor é conhecido por suas características comportamentais, a atitude empreendedora faz parte desse contexto, como determinante sobre qual a intenção de agir do mesmo. O estudo também evidencia a necessidade de maior incentivo para que se proporcione mais pesquisas e estudos sobre o comportamento empreendedor, especificamente atitude empreendedora no Brasil, isso porque o Brasil não consta dentre os dez principais países pesquisadores do tema. No decorrer do trabalho percebeu-se a utilidade de mecanismos de busca como o Web of Science para a realização de pesquisas acadêmicas, que servem de ferramenta para que a comunidade acadêmica tenha acesso às publicações, assim como se busque demais informações a respeito da evolução dos temas de interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Administração, Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG. Contadora CRCRS 091244/O. Atualmente é professora substituta do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFSM. Área de interesse é comportamento empreendedor.

Cristiane Silveira Goulart, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Pesquisadora no GPECOM - Grupo de pesquisa Gestão Empreendedora e Comportamento Humano nas Organizações site: http://w3.ufsm.br/gpecom/ Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Técnicas de Venda e Negociação, atuando principalmente no seguinte tema: Técnicas de vendas; atendimento ao cliente; negociação/ Gestão Estratégica de Pessoas/ Mensuração de Resultados da área de Gestão de Pessoas/ Marketing/ Empreendedorismo/ Comportamento empreendedor/ Inovação e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Italo Fernando Minello, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (1988), especialista em Recursos Humanos pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos ? FDRH (1990) e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ? ESPM (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (1998) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ? FEA-USP (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em administração da UFSM, coordenador do grupo de pesquisa ?Gestão Empreendedora e Comportamento Humano nas Organizações? ? GPECOM, e membro do Academy of Entrepreneurship Membership. Autor do Livro 'Resiliência e Insucesso Empresarial - o comportamento empreendedor diante do fracasso nos negócios', publicado pela editora Appris, 2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: gestão de pessoas, comportamento resiliente, insucesso empresarial, comportamento empreendedor e internacionalização.

Downloads

Publicado

2016-06-25