Qualidade no uso do m-banking: uma revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

Qualidade, M-banking, Proknow-C, Privacidade, Confiabilidade

Resumo

A tecnologia móvel está mudando a concepção e a implementação de serviços financeiros, como o m-banking. Conhecer aspectos de qualidade no uso dos aplicativos bancários móveis, pode ser considerado uma vantagem competitiva em um ambiente com alto grau de concorrência, como o bancário. Diante desse panorama, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura, com o intuito de conhecer o que já se tem pesquisado abordando a qualidade no uso dos aplicativos bancários. Como ferramenta, foi utilizado o Proknow-C (Knowledge Development Process – Construtivist), um instrumento estruturado que auxilia em um processo construtivista para geração de conhecimento sobre o tema escolhido. A busca teve início com 470 artigos selecionados, e após processos de filtragem, restaram 25 estudos para análise final. A partir da leitura integral de cada um dos artigos, foi possível identificar os aspectos de qualidade utilizados em cada um. Como resultado, concluiu-se que apesar de existir pesquisas abordando a qualidade no m-banking, ainda não há na literatura um consenso sobre quais dimensões da qualidade formam o construto global considerando o uso dos aplicativos bancários móveis. Porém, há indicativos de que os aspectos de segurança, privacidade e confiabilidade são fatores de grande relevância para determinar a qualidade percebida pelos indivíduos no uso do m-banking.

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Biografia do Autor

Monique Wagner de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora (2021) e Mestre (2016) em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2009) e Especialização em Controladoria e Finanças pela PUC-PR (2012) . Tem experiência em Controladoria e atua na área de pesquisa em Comportamento do Consumidor, M-Commerce, M-Banking, Serviços Bancários, Administração e Tecnologia da Informação e Gestão da Tecnologia. Atua como docente em cursos de graduação presenciais e a distância em cursos de graduação e extensão na Faculdade Cesusc. É membro do NDE do curso CST em Gestão Comercial e Gestão Financeira, membro do Colegiado do curso de CST em Gestão de Recursos Humanos e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Atualmente coordena o núcleo de educação a distância (NEAD) e os cursos de CST em Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos. Vencedora do Prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária (2018) na categoria Inovações da Era Digital.

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor associado e pesquisador do Departamento de Administração Empresarial (ESAG/UDESC), do Programa de Pós- Graduação em Administração (ESAG/UDESC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (INE/UFSC). Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ESAG/UDESC) (2018-2022), Coordenador do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Administração (ESAG/UDESC) (2016-2018). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Editor associado da Revista Gestão Organizacional (2016-atual). Atualmente leciona disciplinas de Estatística Aplicada à Administração Empresarial e Pública, Pesquisa Quantitativa em Administração, Teoria da Resposta ao Item Aplicada à Gestão e Modelos para Tomada de Decisão. Pesquisa os seguintes temas: E-commerce, M-commerce, M-banking, Estatística Multivariada Aplicada à Gestão, Big Data, Teoria da Resposta ao Item e Tomada de Decisão. 

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Publicado

2021-11-08