Simplificação dos processos do serviço público: um macroprocesso simplificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0012

Palavras-chave:

Gestão Pública, Gestão de Processos, Modernização, Flexibilização de processos, Simplificação de processos

Resumo

A gestão de processos passou a ser uma questão importante para a sobrevivência das organizações e no setor público essa premissa  não é diferente. Uma forma de atualizar a visão fundamentalista da tecnologia burocrática e ter como objetivo a arquitetura dos processos no cidadão é substituir a linha de produção pela visão do design de serviço. Este artigo tem como objetivo construir um macroprocesso de simplificação dos “processos dos serviços públicos”, suficientemente flexível e que possa ser utilizado em diferentes setores e organizações públicas. Aplica-se uma abordagem exploratória descritiva com base bibliográfica e documental para a construção do Macroprocesso Simplificado. O resultado encontrado foi um sistema construído de forma robusta e que atende de forma adequado o Marco Legal, regulamentando a simplificação dos processos de forma flexível, assim como pode ser customizada para diferentes setores da administração pública. O macroprocesso precisa ser customizado para dar conta das especificidades locais e é composto por quatro grandes ciclos, que precisam ser gerenciados e melhorados permanentemente. Não foram apresentados os indicadores de desempenho porque estes indicadores precisam ser construídos segundo as especificidades de cada setor e organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Prado Stradioto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Especialização em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Possui experiência profissional na Construção Predial e Pesada, atuando na produção, planejamento e segurança do trabalho. Membro do grupo de pesquisa "Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul desde 2016.

Carlos Honorato Schuch Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase gestão de operações e logística, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de operações, gestão de operações e logística, gestão da cadeia de suprimentos e gestão de operações públicas.

Celmar Corrêa de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, aprovado com voto de louvor. Possui mestrado em Direito, linha de pesquisa: Direito Ambiental e Biodireito pela Universidade de Caxias do Sul (2002), especialista em Direito e em Educação, graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992); Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 1º colocado no Concurso Público para docência. Líder do Grupo de Pesquisa UERGS/CNPq "Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento". Professor Permanente do Mestrado UERGS/ Capes Ambiente e Sustentabilidade, na Linha de Pesquisa: Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Direito Público, Gestão e Políticas Públicas, Gestão de Recursos Hídricos e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito ambiental, Gestão e Política ambiental, Gestão e Políticas Públicas, Direitos Sociais e Democracia.

Cristina Arthmar Mentz Albrecht, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), e graduada em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2008). Revisora da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Integrante do grupo de pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas seguintes áreas: Teorias da Administração, Metodologia Científica, Gestão em Saúde, Políticas Públicas e Sustentabilidade.e do Sul.

Downloads

Publicado

2021-06-29