Mapeamento informacional como suporte para elaboração de indicadores de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0019

Palavras-chave:

Gestão da informação, Mapeamento informacional, Gestão da Qualidade, Indicadores de desempenho

Resumo

O presente artigo buscou avaliar, sob a perspectiva da gestão da informação, a forma como os indicadores de qualidade são construídos baseando-se em informações inerentes a todas as áreas da empresa analisada, realizando também uma discussão acerca do uso da informação nos processos de gestão da qualidade. Sob essa perspectiva, realizou-se um estudo de caso com emprego do método de observação não participativa que propiciou o mapeamento das informações em uma empresa prestadora de serviços portuários na cidade de Paranaguá-PR. O resultado da pesquisa pautou-se no mapeamento de informações utilizadas na construção de indicadores, sistemas envolvidos no processo, formas de organização e armazenamento e finalmente distribuição e uso das informações no processo de construção dos indicadores de qualidade.

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Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Mattozo, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2014). No mesmo ano concluiu graduação em Administração de Empresas pela UNESPAR Campus Paranaguá. Possui experiência de 7 anos na área ambiental, 3 anos na área de segurança do trabalho e à 1 ano trabalhando com sistema de gestão da qualidade.

 

Elaine Cristina Lopes, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ciência da Informação. Professora efetiva na Universidade Estadual do PR.

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Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Comunicação e Informação Organizacional