Vulnerabilities to access to water in the high course of the Paraíba river basin

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0014

Keywords:

Riverside, Water resources, Society

Abstract

The article identifies the vulnerabilities to access to water in the high course of the Paraíba River Basin, more precisely, in the respective municipalities of Monteiro, Camalaú, Caraúbas and São Domingos do Cariri. A field research was carried out, the preliminary project of which was submitted to the ethics committee of the Federal University of Campina Grande- UFCG and approved, with the process number: 4,818,352. This is a research with observation in locus of descriptive exploratory. Social questionnaires were applied in the municipalities and communities of Monteiro: Riacho Verde (3), Espírito Santo (3), Bredo (3) Pocinhos (1). In the municipality of Camalaú: João Mendes (1) Floresta (4) Cangalha (2) Palmatória (1) Beira Rio (1) Eldorado dos Carajás (1). In the municipality of São Domingos do Cariri: Boqueirão de São Domingos do Cariri (6), Pau Ferro (4). In the municipality of Caraúbas: Retiro (2) and Campos (8). Vulnerabilities in access to water were found in the 4 municipalities of the study. It was found that access to information by the riverside are still quite incipient; most of the communities' riparians use water directly from reservoirs in a way that is still somewhat risky for well-being; there are complaints on the part of the riparians in the environmental physical aspect; complaints from the riparians at the heart of the management for access to water.

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Author Biographies

Janaína Barbosa da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

É professora Associada na Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Líder do Grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto -CAGEOS certificado no CNPQ. Possui graduação (2003), mestrado (2006), Doutorado em Geografia (Março-2012) e Pós-doutorado (2019/20) em Geografia, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental. Atualmente é revisora do periódico: Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF, UFPE) . Membro permanente do Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais da UFCG.Orientadora de mestrado e doutorado.

Luzia Valberlígia Batista Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pedagoga e Enfermeira. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Saúde da Família, Obstetrícia e Neonatologia, Vigilância em Saúde Ambiental, Pediatria e Neonatologia, Saúde da Mulher - Uma Abordagem Multidisciplinar, Centro Cirúrgico e Central de Material, Saúde do Adulto e do Idoso e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Atualmente é Analista em Saúde/Enfermeira Obstétrica no Hospital Jesus Nazareno - Caruaru-PE - SES/PE. Atua com as seguintes temáticas: Promoção da Saúde; Gestão em Saúde; Biossegurança; Saúde da Mulher.

Clemilda Barreto de, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), é especialista em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares- UEPB (2015);Atua como professora da educação básica na instituição: Governo do Estado da Paraíba desde 2013. Número de ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8086 

Luzia Marinalva da Silva, Universidade da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) com Área de Aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2010). Especialização no Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - nas áreas de Alfabetização e Linguagem, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CCeale, da faculdade de Educação da UFMG, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Certificado no Programa de Formação para Conselheiros Escolares. Formação no Programa Linux Educacional - Introdução a Educação Digital, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando carga horária de 100 horas/aula.Certificado no curso Info - Básico, Modalidade Educação Profissional - Módulos: Digitação, Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet, totalizando 36 H/A. Participação no I Seminário de Produção Acadêmica, onde apresentou o trabalho com o tema: Interação família - escola: uma parceria para cidadania, promovido pelo Laboratório de Estágio Supervisionado - LAES. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no processo de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente na sala de aula. Participou do III Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID/UEPB). Mestra em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal da Paraíba (2012.1).Formada em Letras pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB. 

Published

2022-01-01

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