Estimativas de acesso à água, de esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos (RSU/RSD) para o alto curso do rio Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0015

Palavras-chave:

Limpeza Urbana, População, Saneamento

Resumo

O presente artigo visa analisar as estimativas de acesso à água, esgotamento sanitário e estimativas de coleta de limpeza urbana para os municípios banhados pelo Rio Paraíba em seu alto curso respectivamente, Monteiro, Camalaú, Caraúbas e São Domingos do Cariri no ano de 2019. Os objetivos específicos são: estimar os percentuais populacionais dos municípios com acesso à água saneada; identificar os percentuais dos números populacionais com acesso aos serviços de esgotamento sanitário; identificar as estimativas de coleta de resíduos sólidos. A metodologia utilizada para esse estudo baseou-o na busca de dados secundários em sites de bancos de dados livres como o Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS, 2019) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE (2019). Constatou-se que, os municípios apresentam disparidades populacionais bastante acentuadas, do mesmo modo, o acesso aos serviços de saneamento de água e esgotamento sanitário. No mesmo, sentido, as coletas de resíduos sólidos urbanos proveniente da limpeza das ruas, também apresentou altos volumes destinados aos lixões de cada município. O município de Monteiro apresenta melhores índices. Porém, o mesmo apresenta, igualmente, dados demográficos maiores do que os demais municípios analisados nesse estudo. O município de Monteiro não apresentou dados para a coleta de resíduos sólidos urbanos no ano referente à pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilda Barreto de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), é especialista em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares- UEPB (2015);Atua como professora da educação básica na instituição: Governo do Estado da Paraíba desde 2013. Número de ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8086

Luzia Valberlígia Batista Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pedagoga e Enfermeira. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Saúde da Família, Obstetrícia e Neonatologia, Vigilância em Saúde Ambiental, Pediatria e Neonatologia, Saúde da Mulher - Uma Abordagem Multidisciplinar, Centro Cirúrgico e Central de Material, Saúde do Adulto e do Idoso e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Atualmente é Analista em Saúde/Enfermeira Obstétrica no Hospital Jesus Nazareno - Caruaru-PE - SES/PE. Atua com as seguintes temáticas: Promoção da Saúde; Gestão em Saúde; Biossegurança; Saúde da Mulher.

Luzia Marinalva da Silva, Universidade da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) com Área de Aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2010). Especialização no Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - nas áreas de Alfabetização e Linguagem, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CCeale, da faculdade de Educação da UFMG, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Certificado no Programa de Formação para Conselheiros Escolares. Formação no Programa Linux Educacional - Introdução a Educação Digital, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando carga horária de 100 horas/aula.Certificado no curso Info - Básico, Modalidade Educação Profissional - Módulos: Digitação, Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet, totalizando 36 H/A. Participação no I Seminário de Produção Acadêmica, onde apresentou o trabalho com o tema: Interação família - escola: uma parceria para cidadania, promovido pelo Laboratório de Estágio Supervisionado - LAES. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no processo de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente na sala de aula. Participou do III Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID/UEPB). Mestra em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal da Paraíba (2012.1).Formada em Letras pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)