Vulnerabilidades para o acesso à água no alto curso da bacia do rio Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0014Palavras-chave:
Ribeirinhos, Recursos hídricos, SociedadeResumo
O artigo identifica as vulnerabilidades ao acesso à água no alto curso da Bacia do Rio Paraíba, mais precisamente, nos respectivos municípios de Monteiro, Camalaú, Caraúbas e São Domingos do Cariri. Foi feita uma pesquisa de campo de setembro de 2020 a janeiro de 2021, cujo projeto preliminar foi submetido ao comitê de ética da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG e aprovado, com o número do processo: 4.818.352. Trata-se de uma pesquisa com observação in lócus de natureza exploratória descritiva. Foram aplicados questionários sociais nos municípios e comunidades de Monteiro: Riacho Verde (3), Espírito Santo (3), Bredo (3) Pocinhos (1). No município de Camalaú: João Mendes (1) Floresta (4) Cangalha (2) Palmatória (1) Beira Rio (1) Eldorado dos Carajás (1). No município de São Domingos do Cariri: Boqueirão de São Domingos do Cariri (6), Pau Ferro (4). No município de Caraúbas: Retiro (2) e Campos (8). Constatou-se vulnerabilidades no acesso à água nos 4 municípios do estudo. Verificou-se que, o acesso à informação por parte dos ribeirinhos ainda é bastante incipiente; boa parte dos ribeirinhos das comunidades, utilizam água diretamente dos reservatórios de forma ainda um tanto arriscada ao bem-estar; existem queixas por parte dos ribeirinhos no aspecto físico ambiental; queixas dos ribeirinhos no cerne do gerenciamento para o acesso à água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.