Vulnerabilidades para o acesso à água no alto curso da bacia do rio Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0014

Palavras-chave:

Ribeirinhos, Recursos hídricos, Sociedade

Resumo

O artigo identifica as vulnerabilidades ao acesso à água no alto curso da Bacia do Rio Paraíba, mais precisamente, nos respectivos municípios de Monteiro, Camalaú, Caraúbas e São Domingos do Cariri. Foi feita uma pesquisa de campo de setembro de 2020 a janeiro de 2021, cujo projeto preliminar foi submetido ao comitê de ética da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG e aprovado, com o número do processo: 4.818.352. Trata-se de uma pesquisa com observação in lócus de natureza exploratória descritiva. Foram aplicados questionários sociais nos municípios e comunidades de Monteiro:  Riacho Verde (3), Espírito Santo (3), Bredo (3) Pocinhos (1). No município de Camalaú: João Mendes (1) Floresta (4) Cangalha (2) Palmatória (1) Beira Rio (1) Eldorado dos Carajás (1).  No município de São Domingos do Cariri: Boqueirão de São Domingos do Cariri (6), Pau Ferro (4). No município de Caraúbas: Retiro (2) e Campos (8). Constatou-se vulnerabilidades no acesso à água nos 4 municípios do estudo.  Verificou-se que, o acesso à informação por parte dos ribeirinhos ainda é bastante incipiente; boa parte dos ribeirinhos das comunidades, utilizam água diretamente dos reservatórios de forma ainda um tanto arriscada ao bem-estar; existem queixas por parte dos ribeirinhos no aspecto físico ambiental; queixas dos ribeirinhos no cerne do gerenciamento para o acesso à água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Barbosa da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

É professora Associada na Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Geografia na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Líder do Grupo de pesquisa Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto -CAGEOS certificado no CNPQ. Possui graduação (2003), mestrado (2006), Doutorado em Geografia (Março-2012) e Pós-doutorado (2019/20) em Geografia, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, estuário, manguezal, impactos ambientais e degradação ambiental. Atualmente é revisora do periódico: Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF, UFPE) . Membro permanente do Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais da UFCG.Orientadora de mestrado e doutorado.

Luzia Valberlígia Batista Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pedagoga e Enfermeira. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Saúde da Família, Obstetrícia e Neonatologia, Vigilância em Saúde Ambiental, Pediatria e Neonatologia, Saúde da Mulher - Uma Abordagem Multidisciplinar, Centro Cirúrgico e Central de Material, Saúde do Adulto e do Idoso e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Atualmente é Analista em Saúde/Enfermeira Obstétrica no Hospital Jesus Nazareno - Caruaru-PE - SES/PE. Atua com as seguintes temáticas: Promoção da Saúde; Gestão em Saúde; Biossegurança; Saúde da Mulher.

Clemilda Barreto de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), é especialista em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares- UEPB (2015);Atua como professora da educação básica na instituição: Governo do Estado da Paraíba desde 2013. Número de ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8086 

Luzia Marinalva da Silva, Universidade da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) com Área de Aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2010). Especialização no Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - nas áreas de Alfabetização e Linguagem, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CCeale, da faculdade de Educação da UFMG, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Certificado no Programa de Formação para Conselheiros Escolares. Formação no Programa Linux Educacional - Introdução a Educação Digital, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando carga horária de 100 horas/aula.Certificado no curso Info - Básico, Modalidade Educação Profissional - Módulos: Digitação, Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet, totalizando 36 H/A. Participação no I Seminário de Produção Acadêmica, onde apresentou o trabalho com o tema: Interação família - escola: uma parceria para cidadania, promovido pelo Laboratório de Estágio Supervisionado - LAES. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no processo de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente na sala de aula. Participou do III Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID/UEPB). Mestra em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal da Paraíba (2012.1).Formada em Letras pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB. 

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)